Pós-Graduação em Educação

Eixos/Linhas

EIXO/LINHA – Docência na Educação Básica
Apresentação do eixo
Objetivo Geral Qualificar profissionais das diversas áreas do conhecimento que estejam em exercício ou pretendam exercer funções relacionadas à docência instrumentalizando-os para ações de planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Objetivos Específicos Oferecer suporte técnico-pedagógico para a escolha e uso de diferentes concepções de ensino e aprendizagem no intuito de promover a construção da ação docente; Refletir sobre a educação analisando os diferentes processos de ensino e aprendizagem propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos didático-pedagógicos;Instrumentalizar os participantes nas atividades de planejamento, execução e avaliação com observância no processo de ensino e aprendizagem;Identificar as concepções que subsidiam as práticas bem como proporcionar uma reflexão crítica sobre as mesmas;Subsidiar os participantes com possibilidades de organização do trabalho pedagógico docente;Proporcionar situações para o exercício da docência, oportunizando a cuidadosa preparação pedagógica.

EIXO/LINHA – Docência no Ensino Superior
Apresentação do eixo
Objetivo Geral Qualificar profissionais das diversas áreas do conhecimento que estejam em exercício ou pretendam exercer funções relacionadas à docência no ensino superior, instrumentalizando-os para ações de planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Objetivos Específicos Oferecer suporte técnico-pedagógico para a escolha e uso de diferentes concepções de ensino e aprendizagem no intuito de promover a construção da ação docente no ensino superior; Refletir sobre a educação analisando os diferentes processos de ensino e aprendizagem propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos didático-pedagógicos;Instrumentalizar os participantes nas atividades de planejamento, execução e avaliação com observância no processo de ensino e aprendizagem;Identificar as concepções que subsidiam as práticas bem como proporcionar uma reflexão crítica sobre as mesmas.

Eixo/Linha – Docência no Ensino Superior

EIXO/LINHA – Educação Infantil
Apresentação do eixo
O eixo objetiva o estudo e a reflexão sobre a infância e a educação infantil, primeira etapa da educação Básica, contribuindo assim na formação de profissionais do magistério especialistas na docência nesta área. Entendendo que para o exercício docente socialmente comprometido e crítico, o programa do eixo intencionará o estudo das concepções de infância na contemporaneidade, bem como, sobre a função social dos espaços institucionalizados de educação da infância e sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas neste espaço educativo. O foco deste eixo é a formação para as funções do magistério na educação infantil, compreendidas pela docência e pela gestão das instituições educativas da infância, bem como, propõe como um dos seus objetivos a produção e difusão do conhecimento da área.
Objetivo Geral Contribuir para a formação dos profissionais do magistério que atuam no campo da Educação Infantil, com vista à ampliação do entendimento sobre as infâncias na contemporaneidade e da prática pedagógica na educação infantil.
Objetivos Específicos Apresentar e aprofundar elementos e especificidades da educação infantil na atualidade, abordando seus aspectos históricos e teóricos;Estudar os principais conceitos da Psicologia histórica-cultural, da Filosofia e Sociologia da Infância;Problematizar a organização do trabalho pedagógico na educação infantil por meio do estudo das perspectivas pedagógicas atuais;Refletir sobre as especificidades das ações educacionais, tendo em vista a noção de infância constituída nos estudos da filosofia e sociologia;Compreender os processos históricos de implementação de políticas públicas para a Educação Infantil e identificar os principais documentos oficiais que regem esta etapa da educação básica.

EIXO/LINHA – Ensino de Geografia e História
Apresentação do eixo
Este eixo busca refletir sobre questões relacionadas especificamente ao ensino de Geografia e de História na Educação Básica e tem como interesse principal o pensar e o fazer docente e discente, levando em consideração a historicidade dos sujeitos e das práticas. Ou seja, a formação de professores e o ofício de aluno, considerados na perspectiva histórica, social e cotidiana. No caso do ensino de Geografia o eixo interessa-se pelos estudos que enfoquem as relações entre conceitos e categorias geográficos e o ensino de Geografia, como paisagem, região, território e lugar. No caso do ensino de História, o eixo se interessa por propostas de estudo que abordem as formas de apropriação e produção do conhecimento histórico em sala de aula a partir da perspectiva teórica da Didática do Ensino de História. Assim, elegem-se como temas de maior interesse pelo eixo: a utilização e problematização de documentos históricos; elaboração de material didático; os meios de comunicação e aprendizagem; metodologias do uso do audiovisual; relações de gênero e relações de poder; relações étnico-raciais; consciência histórica; usos e sentidos do livro didático; análise e elaboração de representações do espaço geográfico.
Objetivo geral Refletir sobre o processo de ensino de Geografia e História, historicizando os sujeitos e as práticas, estimulando o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir e ampliar os debates sobre questões pertinentes a cada área do conhecimento, temáticas e problemáticas relacionadas à realidade de sala de aula na Educação Básica.
Objetivos específicos Desenvolver estudos e discussões sobre as principais categorias e conceitos relacionados com o ensino de Geografia, como natureza, espaço, paisagem, região, território e lugar;Desenvolver estudos e análise de material didático para o ensino de Geografia e História;Produzir material didático que possa ser utilizado na Educação Básica para o ensino de Geografia e História;Refletir e desenvolver metodologias de trabalho com os meios de comunicação no processo de ensino aprendizagem; Debater e refletir sobre as metodologias do uso do audiovisual na Educação Básica;Desenvolver estudos sobre as relações de gênero, as relações de poder e as relações étnico-raciais;Analisar os usos e sentidos do livro didático;Analisar e desenvolver estudos sobre as representações do espaço geográfico.


EIXO/LINHA – Contemporaneidade, Filosofia e Sociologia
Apresentação do eixo
O eixo temático está voltado à discussão das diferentes interpretações do contemporâneo, tendo por destaque, especialmente, mas não exclusivamente, aquelas questões que se voltam à educação. Tendo em vista a necessidade de formação docente, essa linha pretende colaborar, em primeiro lugar, com a formação de professores/as que atuam em espaços educativos, através do diálogo com as questões cotidianas da sala de aula e com o compromisso de formação de professores engajados na seara educacional, preparando-os para discutir e refletir a respeito dos múltiplos desafios presentes e vindouros concernentes à educação. Com efeito, ela não se restringe apenas à formação de professores, já que se volta, em segundo lugar, ao prolongamento do conhecimento e da pesquisa, tanto no que se refere ao pensamento filosófico, quanto no que diz respeito à discussão sociológica. Dessa forma, ela se abre, também, à problematização de temas candentes a cada qual das áreas, de perene valor e atual significado. Ou seja, àqueles temas que preferencialmente tenham algum desdobramento e reflexo sobre o modo como o mundo contemporâneo se constitui.
Objetivo Geral Promover a formação de professores, e demais interessados, por meio do aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos que a filosofia e a sociologia, em suas especificidades, enquanto formas de saber, têm a oferecer à reflexão e à explicitação do mundo contemporâneo, bem como do fenômeno educativo.
Objetivos Específicos Analisar filosófica e sociologicamente as especificidades da educação, bem como as diferentes concepções do gênero humano que fundamentam diferentes enfoques de teoria e prática educacional;Fomentar a discussão a respeito das bases do pensamento e do mundo contemporâneo, e o seu consequente reflexo sobre a educação;Estudar as diversas respostas e posicionamentos da filosofia e da sociologia, através dos mais importantes pensadores, ante aos diferentes problemas que historicamente se mostraram relevantes, tais como a sociedade, a ciência, a linguagem, o poder, e outros;Retomar os conceitos básicos de educação e sociedade, de modo a analisar a educação, bem como as diferentes posições clássicas da filosofia e da sociologia;Desenvolver a discussão sobre as diferentes concepções filosóficas e sociológicas da educação, e os seus desdobramentos teóricos e práticos;Propiciar o debate a respeito das principais transformações sociais e políticas do mundo contemporâneo, visando proporcionar um aprofundamento em questões relacionadas à educação, mudança, mobilidade e estratificação social, entre outros;Discutir temas de interesse recente e diagnósticos do mundo contemporâneo, sejam eles filosófica e/ou sociologicamente relevantes, tais como as desigualdades sociais, o mérito, a injustiça e a justiça social, o gênero, entre outros.

EIXO/LINHA – Alfabetização e Letramento
Apresentação do eixo
O eixo objetiva especializar profissionais que atuam ou vão atuar com alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental na perspectiva de identificar o processo de ensino e aprendizagem de forma a possibilitar alternativas de alfabetização e letramento condizentes com as realidades regionais, promovendo a análise das práticas de leitura e de escrita, tanto em ambientes escolarizados como não escolarizados, oportunizando a compreensão e valorização da cultura escrita (letramento), a apropriação do sistema de escrita (alfabetização), a leitura e interpretação de textos e a produção de textos escritos, complementando com o desenvolvimento da fluência no aspecto da oralidade. Torna-se de fundamental importância promover situações que oportunizem a discussão acerca do uso dos gêneros textuais, com observância na sua função social e o espaço onde esses textos circulam (meio de inserção).
Objetivo Geral Formar especialistas em Educação com ênfase em Alfabetização e Letramento com vistas ao domínio das práticas sociais de leitura e de escrita, especialmente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo por base as diferentes concepções e metodologias de ensino e avaliação para a realidade das escolas/salas heterogêneas e o contexto social da comunidade em que atua/atuará como docente.
Objetivos Específicos Analisar as diferentes dimensões (linguística, social e política, psicológica e educacional) envolvidas no processo de aquisição da escrita e da leitura;Proporcionar o conhecimento dos processos de alfabetização e aprofundamento teórico prático nas atividades de letramento;Compreender a alfabetização como construção da função social da linguagem escrita na dimensão do letramento, tendo como base a contextualização histórica, as concepções teórico-metodológicas e os processos de ensinar e aprender;Estimular a investigação a respeito das diversas especificidades da alfabetização e do letramento;Compreender aspectos fonéticos e fonológicos relacionados ao processo de alfabetização.


EIXO/LINHA – Ciências e Matemática
Apresentação do eixo
A pós-graduação em educação com ênfase em ciências e matemática tem como objetivo incentivar e estimular os professores a desenvolverem suas atividades profissionais pautadas pela pesquisa em sala de aula, pela reflexão acerca da aprendizagem dos alunos bem como de sua própria prática, pela organização e desenvolvimento de currículos flexíveis fundamentados em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência, relevância social e ética, pela reflexão acerca das práticas avaliativas e pelo desenvolvimento de metodologias e estratégias metodológicas adequadas ao ensino de ciências e matemática.
Objetivo Geral Contribuir com a formação e a capacitação dos professores de Biologia, Química, Física e Matemática visando um aprofundamento de estudos em relação a suas práticas docentes e a proposição de estratégias para a qualificação do ensino no contexto social.
Objetivos Específicos Analisar a sua própria prática docente;Analisar e identificar diferentes dificuldades na aprendizagem dos alunos, bem como, desenvolver estratégias pedagógicas para tais soluções/inclusões de alunos com dificuldades;Planejar e desenvolver atividades interdisciplinares no âmbito escolar;Contextualizar o ensino de ciências e de matemática objetivando uma alfabetização científica na sociedade.

EIXO/LINHA – Linguagem
Apresentação do eixo
O ensino da Língua Portuguesa é um desafio atual, considerando que a palavra escrita está em todo lugar, não apenas no espaço escolar. Segundo as autoras Viviane de Melo Resende e Viviane Vieira em Leitura e Produção de Texto na Universidade, “a leitura é uma atividade de participação plena e consciente na vida pessoal, acadêmica, profissional e social do indivíduo”. A partir da reflexão e dos contextos sociais em que os textos se inserem, pretende-se que os professores que irão cursar a pós-graduação em Educação com ênfase em Linguagem busquem a reflexão acerca de sua prática docente. Através dela, espera-se que realizem o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e avaliação para seus alunos de Língua Portuguesa, sempre pautados pela ética, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de metodologias mais próximas da realidade social dos alunos, considerando aspectos como contexto comunicacional, conceito de língua, linguagem e adequação linguística.
Objetivo Geral Capacitar professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior para o trabalho de reflexão acerca do texto escrito, produção textual, correção de texto e demais questões que levem a aprimorar a prática docente em relação à comunicação escrita do aluno.
Objetivos Específicos Refletir sobre sua prática docente acerca do trabalho com o texto;Buscar estratégias de produção de texto adequadas a cada faixa etária;Planejar critérios de correção textual;Contextualizar o ensino de Língua Portuguesa na sociedade, identificando níveis de linguagem;Buscar práticas pedagógicas através da literatura infantojuvenil.

EIXO/LINHA – Gestão Escolar
Apresentação do eixo
Este eixo tem por objetivo a investigação da escola, no que se refere a sua estrutura e organização, suas instâncias deliberativas e executivas, seus mecanismos de gestão escolar e a escolha dos seus representantes e, por conseguinte, a relação estabelecida entre a comunidade intra e extraescolar. Aliado, a esses aspectos, articulam-se questões que envolvem a gestão administrativa, financeira e pedagógica, a autonomia escolar e a construção de seus projetos e planos de gestão.
Objetivo Geral Proporcionar formação continuada aos profissionais da educação no campo da gestão escolar.
Objetivos Específicos Analisar e refletir aspectos político-pedagógicos do sistema educacional brasileiro a partir das políticas públicas, programas e ações vigentes;Compreender o processo de produção e ressignificação de políticas públicas, programas e planos referentes às redes/sistemas de ensino e as escolas;Aprofundar a compreensão acerca dos espaços de atuação do gestor para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar;Impulsionar o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico com intuito de constituir a melhoria do desempenho escolar;Formar gestores escolares a partir dos pressupostos da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social;Elaborar produção científica vinculada a área de gestão escolar como trabalho de curso.

EIXO/LINHA – Educação Especial e Práticas Inclusivas
Apresentação do eixo
Visando atender ao curso de Pós-graduação em Especialização em Educação, as disciplinas propostas são oferecidas com o objetivo de garantir o acesso a informação a respeito da educação inclusiva e todo seu processo histórico. Por meio das disciplinas ofertadas o cursista poderá ter embasamento teórico na modalidade de Educação Especial, as diferentes políticas e metodologias direcionadas a este ensino.  Além de ampliar os saberes na área de Libras no que se refere as diferentes metodologias adequadas para educação com os alunos surdos. No aspecto das dificuldades de aprendizagem a análise perpassa pelas possibilidades existentes, análise das capacidades e interpretação das dificuldades, embasando o estudante na sua formação teórica para a identificação e o devido encaminhamento.
Objetivo Geral Proporcionar conhecimentos no campo de estudo, a partir das principais teorias, considerando suas contribuições, limites e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem.
Objetivos Específicos Compreender as concepções atuais sobre as dificuldades e transtornos no processo de ensino aprendizagem;Instrumentalizar por meio do aprofundamento teórico e histórico a trajetória da Educação Especial no Brasil, permitindo a reflexão de sua importância no processo de formação docente;Identificar as Políticas que amparam o público alvo da Educação especial;Entender a proposta do Atendimento Educacional Especializado e suas implicações no processo educacional;Difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e a importância do bilinguismo para a comunicação dos alunos Surdos compreendendo os fundamentos da aprendizagem e das práticas pedagógicas que envolvem o ambiente escolar.