Seguem abertas as inscrições para bolsas de Assistência Estudantil

Escrito por juliana.motta. 24 de fevereiro de 2014, às 20:11

Estudantes regularmente matriculados no Instituto Federal Catarinense (IFC) que necessitem de auxílio estudantil em dinheiro para colaborar na sua permanência no curso devem ficar atentos ao prazo e procedimentos para inscrição. Até o dia 17 de março de 2014 a Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) recebe a documentação e orienta pais e estudantes sobre todo o processo.

De acordo com a coordenadora da CGAE, psicóloga Danieli Vieceli, um dos diferenciais do processo neste ano é a presença de uma Assistente Social no Câmpus. “No final de 2013 recebemos uma nova servidora com formação específica na área. A presença dela certamente favorece melhorias no processo de escolha dos bolsistas”, destaca.

A Assistente Social do Câmpus, Juciara Ramos Cordeiro, explica que o auxílio estudantil existe para garantir que todos os cidadãos tenham direito a uma Educação pública, gratuita e de qualidade. Após o acesso, que é o ingresso do estudante na Instituição, é obrigação do Estado zelar para que o estudante tenha condições de permanência na Instituição. “Sabemos que inúmeras dificuldades acabam surgindo nesse período, desde despesas com alimentação, transporte, até mesmo despesa com moradia, em decorrência da mudança de cidade, compra de livros, materiais didáticos em geral e são justamente essas dificuldades que a assistência estudantil busca suprir, de forma ainda superficial, mas objetivando garantir o direito essencial da educação pública”, ressalta.

Com relação à seleção dos alunos que têm direito a receber a bolsa, Juciara explica que até 2013 a forma de avaliação considerava, para além da renda familiar do estudante, as despesas que este tinha em decorrência do seu ingresso no IFC. “Neste ano, buscaremos aprofundar essa análise, solicitando algumas documentações que não eram solicitadas anteriormente, mas que são importantes para conhecer a realidade dos estudantes, visando garantir o acesso cada vez mais justo daqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, comenta.

Outros diferenciais positivos elencados são o período de inscrições e divulgação do edital que foram maiores, o que permite aos estudantes tranquilidade e tempo para organização da documentação exigida. Mesmo assim, a Assistente Social reforça a orientação de que os estudantes fiquem atentos aos prazos e informações contidas no edital 020/2014 e entreguem toda a documentação que é solicitada. “É por meio da análise documental que faremos a seleção dos beneficiários. Também que não deixem de procurar o CGAE em caso de dúvidas, pois estamos sempre à disposição para orientá-los”, finaliza.

PNAE
Os auxílios estudantis são integrantes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e serão pagos aos estudantes em 10 parcelas, referentes aos meses de março a dezembro.

Os auxílios estudantis serão ofertados nas seguintes modalidades:

a) Auxílio Moradia (R$ 250,00) – 30 auxílios para o Câmpus Videira: destinado para estudantes que necessitem complementação financeira para pagar despesas com moradia, desde que o estudante não tenha familiares ou responsável legal na cidade.

b) Auxílio Permanência I (R$ 300,00) – 50 auxílios para o Câmpus Videira: destinado a estudantes em extrema vulnerabilidade social que necessitem de complementação de renda para alimentação, transporte, material didático entre outros.

c) Auxílio Permanência II (R$ 150,00) – 130 auxílios para o Câmpus Videira: destinado a estudantes em

A inscrição é feita mediante preenchimento do questionário socioeconômico (anexo 1) disponível no edital. Confira aqui.

Acesse aqui a página da Assistência Estudantil com todas as informações no site da Reitoria.

Publicado por: Juliana Bauerle Motta |Jornalista DRT 8976/PR
Em: 24.02.14