Alunos implementam técnicas de jardinagem e paisagismo no Câmpus e no Lar o Bom Samaritano

Escrito por juliana.motta. 2 de dezembro de 2014, às 15:55

“Meu maior aprendizado com este projeto foi perceber que para ajudar alguém nem sempre você precisa dar dinheiro. Pelo simples fato de dar atenção e ajudar a melhorar o ambiente em que as pessoas vivem já é uma grande coisa”. Essa é a reflexão do estudante de Agropecuária Luiz João Gaio, que participou do projeto de Jardinagem e Paisagismo no Lar o Bom Samaritano.

Em setembro o projeto ficou classificado em 1º lugar na categoria “em andamento” na Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) do IFC Videira. Para realizar as atividades o projeto contou com o envolvimento de vários alunos e professores e teve orientação do professor Ricardo de Araújo. “Foi muito gratificante porque os idosos gostaram da presença dos alunos. Isso deu mais ânimo e energia para todos os envolvidos”.

O projeto consistiu na melhoria dos espaços do Lar o Bom Samaritano. “A gente melhorou o local que já era bonito e bem cuidado. Fizemos a manutenção de alguns espaços, o plantio de flores e a colocação de bancos”, conta Luiz Gaio. Segundo o estudante o objetivo era melhorar o local, mas foi muito além disso. “Alguns idosos se emocionaram ao ver o cuidado com o jardim e isso foi gratificante”, relata o aluno.

O professor Ricardo de Araújo conta que a ideia do projeto desenvolvido no Lar o Bom Samaritano começou aqui mesmo no IFC com o projeto de Extensão 144/2014 que trata de jardinagem e paisagismo no Câmpus. “Esse projeto teve orientação do professor Alan Padilha com o bolsista Leandro Nunes Pinto e envolveu os alunos do curso técnico em Agropecuária que se empenharam ao máximo para melhorar o ambiente escolar. Eles puderam colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala”, conta Araújo.

Também envolvido nos projetos o professor Nelson Jorge da Silva explica que foi feito um projeto de paisagismo, construção de canteiros, flores e gramas para melhorar o IFC Campus Videira. “Os alunos do curso de Agropecuária puderam usar técnicas de jardinagem, plantio em lavras e preparação do solo. Também aprenderam a compactar e nivelar o solo para o plantio de gramas”, explica Nelson.

Para o IFC Videira foram utilizadas 300m² de grama, flores, plantas ornamentais, buchinho, cicca, palmeiras, pinheiros e flores. Algumas plantas foram compradas e produzidas pelo IFC, além de o projeto ter contado com doação de palmeiras feita pelo professor Osmar Crestani, que também atuou no projeto.