Fase local da Mostra Brasileira de Foguetes do IFC Videira foi um sucesso!

Escrito por rosana.oliveira. 29 de abril de 2015, às 14:34

O lugar onde futuramente será o Parque de Exposições, na cidade catarinense de Iomerê, transformou-se no cenário ideal para o lançamento de foguetes realizado durante a fase local da Mostra Brasileira de Foguetes. Os protótipos produzidos por alunos de ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense câmpus Videira eram de garrafas PET.

Deixando um lindo rastro de espuma, os foguetes decolavam para chegar o mais longe possível. A subida acontece devido ao gás produzido com a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, expelindo violentamente o líquido para trás e, consequentemente, o foguete para frente (lei da ação e reação de Isaac Newton). Foram 160 voos dos quais vários ultrapassaram os cem (100) metros, fato que orgulhou estudantes, familiares e espectadores que torciam pelas suas equipes.

“Tivemos a satisfação de ver um foguete atingindo 387,1 metros de distância. Este ano as equipes superaram as expectativas, estavam bastante motivadas em função do 3º lugar conquistado na fase nacional em 2014. Adquiriram experiência no desenvolvimento dos foguetes, e por isto se sentiam seguras. Até alcançar voo, são inúmeros testes. O aperfeiçoamento acontece durante as tentativas” revelou o professor de física do IFC, Jaquiel Fernandes, coordenador da atividade.

O destaque deste ano ficou com a equipe Suko de Uva, composta pelos alunos Carlos Vitor Deon, Jean Carlo Olivo Menegatt e Thainan Benetti. Um belo voo do foguete Tucundová atingiu a distância de 387,1 metros, superando o recorde nacional de 333 metros obtido no ano passado pela equipe do Colégio Uirapuru da cidade de Sorocaba-SP. A exemplo do ano passado, após a realização de uma prova, a equipe destaque na fase local de cada instituição participante será convidada para a IV Jornada de Foguetes, na cidade de Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro, onde fará o lançamento de seu foguete perante uma comissão julgadora. Os melhores receberão um troféu e poderão ganhar uma das 70 bolsas de Iniciação Científica Júnior, com duração de um ano.

Os alunos Jean e Thainan participam da competição desde 2013, e nesta edição trouxeram Carlos para a equipe. Os vencedores ressaltam que foi preciso muito esforço e trabalho em equipe para alcançarem este resultado, e que diante das dificuldades, voltavam o pensamento para a vontade de vencer, e logo estavam novamente trabalhando. Foram três meses de testes que felizmente valeram muita a pena.

Sobre o evento

A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta no certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

Estamos na torcida!!!

Texto e Fotos: