Equipe “Suko de Uva” é campeã da VII Jornada de Foguetes

Escrito por rosana.oliveira. 4 de novembro de 2015, às 08:04

A participação do IFC Campus Videira na fase nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), denominada Jornada de Foguetes, resultou no troféu de 1º lugar, conquistado pela equipe “Suko de Uva”, composta pelos alunos Carlos Vitor Deon, Jean Carlo Olivo Menegatt e Thainan Benetti (3° ano do curso de Eletroeletrônica) e coordenada pelo professor de Física, Jaquiel Salvi Fernandes.

Organizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Agência Espacial Brasileira e Sociedade Astronômica Brasileira, a Mobfog é um evento de suma importância para o incentivo ao estudo da Física e áreas afins, com ênfase ao desenvolvimento de projetos científicos e de extensão.

A última etapa da mostra, que contou com a participação de estudantes do ensino médio de 106 escolas (estaduais, federais e particulares), em Barra do Piraí (RJ), acabou sendo vencida pelo foguete da equipe do IFC Videira, que alcançou 269,8 metros.

Segundo o professor Jaquiel, “os alunos merecem os parabéns, pois realizaram um excelente trabalho na preparação do foguete e da base de lançamentos, as congratulações são extensivas aos seus pais que se dedicaram expressivamente para que seus filhos alcançassem esse resultado. Este alcance é menor do que a equipe já conseguiu em outros lançamentos, inclusive na fase local, que ocorreu em abril deste ano, quando o foguete Tucundová atingiu a distância de 387,1 metros. Durante a fase nacional, o alcance máximo dos foguetes foi limitado pela equipe organizadora do evento, que diminuiu a quantidade de vinagre que cada equipe poderia utilizar.”

“Parabenizo os alunos e o professor Jaquiel pelo excelente trabalho realizado em todas as fases da Mostra Brasileira de Foguetes. Este é o resultado da dedicação e determinação dispensadas a este projeto”, frisa a Diretora-geral do IFC Videira, Rosângela Aguiar Adam.

A equipe recebeu o troféu de campeão do primeiro astronauta brasileiro,  Marcos Pontes, o qual fez questão de gravar um vídeo com os vencedores.

Para ver o vídeo acesse https://www.youtube.com/watch?v=0OiXK2XWedY

Sobre o evento

A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha, o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.