IFC debate Pibid como política de Estado

Escrito por rosana.oliveira. 15 de julho de 2016, às 08:23

A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC) e coordenadora da Câmara Temática de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Fernandes, participou, na tarde desta quarta-feira (13/07), de Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, que teve como pauta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) enquanto política de Estado.

Com duração de três horas, a Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Legislação Participativa, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 5180/2016, proposto pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), documento que ressalta a relevância do Pibid para a formação de professores no Brasil.

Segundo a reitora, é fundamental compreender o Pibid como uma política de estado, para que as suas ações não sejam voláteis. “Essa é uma importante iniciativa para pensarmos e nos preocuparmos com a formação do professor em nível federal. Enquanto coordenadora institucional do programa e membro do Fórum da Região Sul, pude acompanhar os alunos e compreender o Pibid como articulador entre a teoria e a prática, que começa desde o início do curso”, relata Sônia, complementando que, nestes moldes, essa articulação é vivenciada a todo momento pelo aluno. “Os estudantes se modificam ao ir para a escola, a escola se modifica, e a instituição formadora se modifica: ela é produto e produtora de mudança ao mesmo tempo. Não se pode perder um projeto como esse, por isso a defesa para que o Pibid se constitua como uma política de Estado”, frisa.

Para Maria Cecília Amendola da Motta, secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul e membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a universidade tem muito a contribuir com a Educação Básica. “Mas a Educação Básica tem também muito a contribuir com a formação de professores”, reforça.

Sobre isso, Sônia Fernandes abordou as transformações que o Pibid trouxe à Rede Federal. “Hoje contamos com 6 mil bolsistas, o que proporciona uma maior inserção dos Institutos Federais, envolvendo escolas, estudantes, professores em regiões que antes não tinham acesso a esse processo”, lembra a coordenadora da Câmara Temática de Ensino.

Para o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, o programa é um espaço de formação efetiva entre professores da Rede Federal e a rede pública municipal e estadual de ensino. “O Pibid também fortaleceu as licenciaturas, fazendo com que o número de evasão reduzisse nos cursos de Física, Matemática, Química e Biologia”.

Conforme a reitora do IFC, o Conif tem concebido a formação do professor na perspectiva de saber para que e por que aquele conhecimento será relevante, e quais serão as suas implicações políticas, sociais e pedagógicas no contexto da formação. “É com essa abordagem que o Conif vem trabalhando as suas licenciaturas, defendendo o Pibid como uma política de Estado. Estamos na luta pela educação pública como bem público”, finaliza Sônia.

Debateram, na Audiência Pública, ainda, Alessandra Santos de Assis, do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid); Izabel Pessoa, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); uma senadora; deputados; e a plateia.

A partir de agora, o Projeto de Lei nº 5180/2016 segue os trâmites regimentais na Câmara dos Deputados.

Acompanhe a tramitação em http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2083481

Confira os vídeos da Audiência Pública em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/videoArquivo?codSessao=57417

*Texto: Cecom/Reitoria.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC

**Fotos e vídeos: Divulgação.