Conheça um pouco do Projeto Relógio do Corpo Humano

Escrito por rosana.oliveira. 26 de agosto de 2016, às 15:10

Quem andar pelo estacionamento do IFC campus Videira vai se deparar com um canteiro diferente, é o Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares: Relógio do Corpo Humano.

O horto medicinal é uma metodologia de trabalho que integra o uso de plantas medicinais aos seus benefícios em relação ao corpo humano.

Mas qual o motivo do nome relógio do corpo humano? É que neste “relógio” somos informados sobre os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para o tratamento de doenças específicas.

O projeto foi executado durante o estágio da aluna Miriane Jardim, que contou com o auxílio do Técnico em Agropecuária, Anderson Correa Gonçalves. Foi escrito pela técnica de laboratório de química, Karine Schuck, hoje lotada no campus Luzerna; orientado pelo professor Gilson Ribeiro Nachtigall e supervisionado pelo também Técnico em Agropecuária, Marcelo Diel.

Anderson, que acompanhou a aluna em todo o processo, relata “é um projeto interessante que visa melhorar ou trazer à tona tratamentos usados pelas comunidades tradicionais, mas que vem sendo deixados de lado e/ou esquecidos pelas novas gerações, que estão acostumadas a buscar a cura por meio somente de produtos farmacêuticos industrializados”.

Para facilitar o acesso e a participação de alunos portadores de necessidades especiais ao horto medicinal, está sendo implantado um canteiro em nível elevado, localizado no pátio dos laboratórios do campus.

A comunidade está convidada a visitar o IFC Videira e identificar corretamente a ação de cada planta medicinal do horto, evitando equívocos e acidentes com plantas tóxicas ou semelhantes, além de receberem a informação de que as plantas medicinais cultivadas organicamente apresentam qualidade superior, pois são isentas do uso de agrotóxicos e protegidas de outros poluentes como: esgotos, lixo e animais.

Texto e imagens: Cecom Videira

Fontes: servidor Marcelo Diel e estagiária Miriane Jardim