Premiações de trabalhos marcam o encerramento da Micti em Videira

Escrito por rosana.oliveira. 20 de novembro de 2016, às 14:11

Um dos momentos mais aguardados da Micti foi a premiação dos projetos apresentados nos dois dias de evento. A entrega das medalhas aconteceu na quinta-feira à tarde, após o término do IFCultura. Na plateia, a cada nome anunciado, as delegações das diversas instituições participantes comemoravam suas vitórias.

As categorias foram várias, incluindo a divisão por área de conhecimento, modalidade de apresentação (oral ou banner), pesquisa e extensão. A acadêmica Jaqueline Garcia, do IFC Campus Rio do Sul, conquistou uma medalha de 1º lugar nas apresentações orais de sua área, a partir de um projeto sobre cultivo de cebolas. “Iniciamos a pesquisa na metade do ano passado. Víamos que ele tinha um grande potencial, em virtude de ser uma área que tem uma grande deficiência de profissionais e acadêmicos interessados”, afirma. “Sempre senti que seria um trabalho de grande relevância. Apesar disso, não pensava que eu seria premiada, pois havia uma qualidade muito grande nos projetos apresentados no evento.”

O sentimento de satisfação também tomou conta do aluno Gabriel Alves Carneiro, do IFC CampusCamboriú, que garantiu uma medalha de 2º lugar. “Levamos um ano para fazer a pesquisa, em parceria com o Núcleo de Educação à Distância do nosso campus, além da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social. O trabalho acabou nos trazendo bons frutos, não esperávamos pela vitória na premiação. Estamos muito felizes”, conta.

Após o encerramento da programação, a reitora do IFC, Sônia Regina Fernandes, disse que a avaliação final dos dois eventos – Micti e IFCultura – é muito positiva. “Os trabalhos estavam excelentes, uma vez que eles vêm ao encontro dos objetivos dos Institutos Federais, que é a formação com pesquisa e extensão, não se limitando ao ensino e à sala de aula”, destacou.

“Tivemos muitos trabalhos que dizem respeito ao desenvolvimento regional, que é outro aspecto importante. Do mesmo modo, o IFCultura mostrou que a formação integral e integrada também passa por meio da cultura. Isso só nos alegra, pois comprova que o investimento que é feito na escola pública, especialmente no nosso caso da Rede Federal, vale muito à pena e temos que garantir que ele continue”, finalizou a reitora do IFC.

Confira AQUI mais imagens da premiação.

*Texto: Wagner Lenhardt / Jornalista
*Fotos: Raquel Rybandt / Publicitária
Especial para IX Micti e II IFCultura.