Professora doutora do IFC Videira tem tese premiada

Escrito por rosana.oliveira. 10 de abril de 2017, às 09:59

A professora de Psicologia Eliana Teresinha Quartiero, do IFC Videira, recebeu no dia 13 de março o “Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual” durante a 3ª edição do evento, realizado em Curitiba – PR.

Idealizado pela GALE– Aliança Global para Educação LGBT e organizado pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX), em parceria com o Grupo Dignidade e outras organizações, o Prêmio tem por objetivo reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil, promovendo assim a inclusão de pessoas que são prejudicadas devido à orientação sexual ou identidade de gênero.

A professora recebeu premiação pela pesquisa “Longe Demais das Capitais: Distâncias e Desigualdades” que foi tema de sua tese de doutorado. A pesquisa apresenta o exercício de problematização acerca das verdades que demarcam processos de diferença/desigualdade presentes na implantação de uma formação de professoras/es nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. A autora buscou contribuir com o debate sobre a necessária transformação do cotidiano escolar, que se apresenta como discriminatório e pouco permeável às diferenças.

Conheça as 11 iniciativas selecionadas:

– A princesa e a Costureira (publicação); Janaína Leslão; Guarujá-SP

– Entre Migalhas e Direitos (publicação); Fabrício Marcelo Vijales; Nova Hamburgo-RS

– Festival das Diversidades do Coletivo LGBT Prisma UFABC; Coletivo LGBT Prisma da Universidade – Federal do ABC; São Bernardo do Campo e Santo André-SP

– Histórias de Maria: Escola (publicação); Paula Regina Costa Ribeiro, Joanalira Magalhães e Juliana Rizza; Rio Grande-RS

– LEDi – Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade (projeto pedagógico); Colégio Pedro II; Rio de Janeiro-RJ

– Longe Demais das Capitais: Distâncias e Desigualdades (tese); Eliana Teresinha Quartiero; Porto Alegre – RS

– O preconceito contra diversidade sexual e de gênero em escolas públicas de ensino médio brasileiras (dissertação); Juliana Ledur Stucky; Porto Alegre-RS

– Projeto Literatura e Diversidade Sexual (projeto no ensino médio); Roberto Muniz Dias; Brasília-DF

– Uso do nome social nas escolas do Paraná (política pública); Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Curitiba-PR

– Visibilidade Trans / Coisa da Laysa; Laysa Machado; São José dos Pinhais-PR

– Vozes da Igualdade (produção audiovisual); Anis – Instituto de Bioética; Brasília-