Artigo propõe a criação de um caderno lúdico para alfabetização estatística de crianças

Escrito por juliana.motta. 9 de outubro de 2020, às 18:26

A servidora Sandra Cristina Martini Rostirola, Técnica em Assuntos Educacionais no IFC Campus Videira, publicou um artigo na “Revista Dynamis” (Qualis A2) na área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

O artigo intitulado “Arranjando, combinando e permutando nos anos iniciais: um caderno de atividades lúdicas” foi escrito em coautoria com Ivanete Zuchi Siple. O trabalho propôs a elaboração teórica e prática de um material didático para o ensino de conceitos matemáticos em análise combinatória para crianças no ciclo de alfabetização.

O objetivo do artigo foi o de apresentar o percurso intelectual que resultou na elaboração do material didático voltado aos professores de Análise Combinatória dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O contexto metodológico da proposta está inserido na ideia de jogos e resolução de problemas por meio da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação. O trabalho adota a perspectiva de jogos cooperativos para que noções éticas e humanísticas sejam estimuladas na infância. Os aspectos lúdicos do trabalho dialogam com a obra literária “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol.

No trabalho as autoras consideraram a importância educativa e social de fortalecer do “letramento estatístico”, ou seja, o desenvolvimento da capacidade de compreender e interpretar dados que possam embasar o raciocínio crítico e a tomada de decisões.

“Ao fim da escolaridade básica o educando precisa desenvolver competências e habilidades que permita utilizar conceitos da estatística descritiva, da probabilidade e da análise combinatória para explicar informações do contexto social”, afirmam as autoras em um trecho da pesquisa.

Para o desenvolvimento das atividades propostas no cardeno lúdico as autoras contaram com a participação de acadêmicos do curso de Pedagogia e de professores alfabetizadores em uma escola municipal.

Para conhecer mais a pesquisa acesse o artigo AQUI.

Texto: Juliana B. Motta Peretti/Jornalista/Cecom Campus Videira.