Por que o IFC optou por sorteio de vagas para o Ensino Médio Integrado em 2020?

Escrito por juliana.motta. 15 de dezembro de 2020, às 17:53

Desde que iniciou a oferta das primeiras turmas de Ensino Médio Integrado, o Instituto Federal Catarinense (IFC) adota provas classificatórias para seleção dos candidatos. Entretanto, neste ano, essa opção foi descartada pela instituição porque não seria possível aplicar as provas sem promover aglomeração de pessoas e, consequentemente, colocá-las em risco de contaminação pela COVID-19.

Instâncias colegiadas dos 15 campi discutiram o tema com cautela, considerando também a seleção dos candidatos por meio de análise das notas do histórico escolar do ensino fundamental. Após criteriosa análise, o IFC constatou que não há condições de se utilizar o histórico escolar como método de seleção tendo em vista aspectos de logística e de equidade.

O Instituto tem um processo seletivo unificado e gerenciado pela Reitoria, instalada em Blumenau. Isso significa que a mesma forma de ingresso deve ser utilizada igualmente por todos os campi. Contudo, estamos instalados em cidades com situações demográficas muito diferentes. Há campus com 1.500 inscritos para o ensino médio, e outros com 300 inscritos.

Por ora, o IFC não tem como fazer a análise dos históricos escolares de forma automatizada, tornando-se inviável a conferência pormenorizada de cada documento. Além disso, nosso ano letivo está previsto para iniciar em 05 de abril de 2021, data em que todos os alunos deverão estar devidamente matriculados.

Considerando que há situações muito particulares em cada prefeitura das 15 cidades, não temos garantia de que todos os candidatos teriam acesso ao histórico escolar do ensino fundamental com a antecedência necessária para participar do processo de seleção, visto que a pandemia comprometeu o calendário acadêmico de muitas instituições. As incertezas em relação aos prazos e procedimentos a que estamos todos submetidos inviabilizam, portanto, o uso do histórico escolar.

Também nos preocupamos com a equidade do processo, levando-se em conta que estamos em um momento de exceção. Desse ponto de vista, a discrepância entre os estudantes, no uso do histórico escolar para fins de ingresso, também se visualiza nas diferenças de médias exigidas para aprovação. Enquanto algumas instituições de ensino exigem média 7,0 para aprovação, muitas outras escolas adotam média 5,0. Com isso, candidatos com o mesmo conhecimento podem ter notas muito diferentes, o que torna desigual a concorrência entre eles.

Ainda no que tange as preocupações com a equidade de acesso às vagas, consideramos sensato ponderar que a realidade das aulas virtuais não está sendo igual para todos. Há alunos com amplo acesso e condições para aulas a distância e outros que sequer tem computador ou acesso à internet.

Algumas escolas optaram por não realizar aulas online, apenas disponibilizando atividades aos estudantes, sem explicações sobre o conteúdo das disciplinas. Há relatos de candidatos com melhores condições financeiras que contratam professores particulares, enquanto os mais pobres apenas recebem as atividades impressas. As desigualdades sociais e educacionais, tão intensas no Brasil, ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia, tornando a meritocracia um conceito mais abstrato do que nunca.

Todos esses aspectos – preservação da saúde e da vida, diferentes contextos de ensino e equidade de acesso – integraram o horizonte dos gestores, professores e técnicos de Educação do IFC que decidiram pelo sorteio público de vagas para o ingresso deste ano ao Ensino Médio Integrado.

Cientes de que a sociedade atravessa um período de intensa dificuldade, esperamos contar com a compreensão de todos.

Instituto Federal Catarinense – Campus Videira