Direito, Educação e Filosofia são temas de produção científica de professor do IFC

Escrito por juliana.motta. 7 de julho de 2023, às 17:17

Filósofo, Educador e Jurista, o professor Marcos Rohling dedica-se à produção de pesquisas acadêmicas nas áreas de confluência entre o Direito, a Educação e a Filosofia. Recentemente, ele publicou o artigo “Tomás de Aquino e Edith Stein sobre as relações entre Direito, Estado e Religião” e “O Sistema Jurídico e a Gramática dos Direitos na Teoria da Justiça de Rawls”. 

Também publicou dois capítulos de livros “Da Negação à Afirmação da Infância: Rousseau e Kant na Origem do Direito à Educação, publicado no livro ‘Infâncias Roubadas’: Direito e Literatura”, e “O Sistema Jurídico e a Gramática dos Direitos na Teoria da Justiça de Rawls”. 

No IFC Videira, Rohling ministra as disciplinas de Filosofia da Educação, Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos, Pesquisa e Processos Educativos, Seminários Introdutórios à Introdutórios à Eletrônica e Filosofia I e II.

Suas áreas de pesquisa são 1) as relações entre justiça e educação, a meritocracia, os fundamentos filosóficos da educação, as bases filosóficas e jurídicas do direito à educação e a educação no horizonte das teorias da justiça (justiça educacional, justiça escolar e justiça curricular); e, de outro, 2) a fundamentação filosófica do direito, a teologia política, a tradição do direito natural e a querela com o positivismo jurídico.

Rohling Possui Doutorado em Educação (2014-2018) e Mestrado em Filosofia (2009-2011) ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Bacharel e Licenciatura em Filosofia (2003-2007), também pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Bacharel em Direito (2016-2021) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Para ler a íntegra das publicações, acesse:

Artigos

1) Tomás de Aquino e Edith Stein sobre as relações entre Direito, Estado e Religião, na Revista Encontros Teológicos (Qualis A3), disponível em: https://facasc.emnuvens.com.br/ret/article/view/1768

2) O Sistema Jurídico e a Gramática dos Direitos na Teoria da Justiça de Rawls, na Revista Synesis (Qualis A3), disponível em: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2470

Capítulos de livros

1) Da Negação à Afirmação da Infância: Rousseau e Kant na Origem do Direito à Educação, publicado no livro “Infâncias Roubadas: Direito e Literatura”, organizado pela professora da UFSC, Josiane Petry Veronese, especialista em direito da criança e do adolescente, e pela desembargadora Rosane Portela Wolff, pela Habitus Editora – que pode ser encontrado em formato físico e digital ; e

2) A Liberdade de Aprender, o Dever de Educar e a Cidadania: a Educação e o Conflito de Liberdades no Direito da Criança e do Adolescente a partir da Teoria da Educação Democrática de Amy Gutmann, que foi publicado no livro ” Ensaios sobre o Direito da Criança e do Adolescente , organizado pela professora Josiane Petry Veronese, professora da UFSC, pela juíza Joana Ribeiro, da magistratura estadual, também pela Habitus Editora.

Contato com o professor: e-mail marcos.rohling@ifc.edu.br