Site do Proeja

Sobre a EJA – EPT (PROEJA)

O curso EJA-EPT – Assistente Administrativo pretende promover a inclusão social de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, proporcionando condições para que constituam sua cidadania e possam ter acesso à qualificação profissional, com possibilidade de inserção no mercado de trabalho ou melhoria na sua condição de sujeito trabalhador.

No curso, jovens e adultos têm a possibilidade de estudar as disciplinas do Ensino médio articuladas à Educação Profissional, com a proposta de oferecer tanto a formação inicial e continuada de trabalhadores quanto a educação profissional técnica de nível médio articulada ao ensino médio, retomando assim os princípios ético políticos já presentes no campo da EJA, como direito à educação, à formação humana e à busca de universalização do ensino médio com vistas à elevação da escolaridade.

O antigo programa (PROEJA) tem seu projeto educacional fundado na “Integração entre trabalho, ciência, técnica e tecnologia, humanismo e cultura geral com a finalidade de contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional como condições para o efetivo exercício da cidadania.” (BRASIL, 2007, p. 05) 

Atualmente, a referência institucional a EJA-EPT em vez de PROEJA tem o sentido de reforçar o compromisso da oferta da referida modalidade na instituição, considerando que políticas e ações permanentes vão muito além do que propõe um programa. Nesse sentido, já há previsão institucional das formas e possibilidades de oferta da EJA-EPT, podendo o curso ser proposto na sua totalidade pela instituição ou em parceria com as redes estadual ou municipal de ensino, seja mediante a articulação com um curso de qualificação profissional ou com um curso técnico. 

Quadro docente para 2021.1 e 2021.2

Ana Carolina Vieira Rodriguez – Língua Portuguesa e Inglês

Edneide Ramos Santana – Artes

Mariah Rausch Pereira – Legislação e Direito Trabalhista

André Oliveira – Educação Física

Matias Marchesan – Química

Adriano Bernardo Moraes Lima – História

Joceli Andreola – Organização Empresarial

Joelma Kominkiewicz Scolaro – Matemática

Josy Alvarenga Carvalho Gardin – Comunicação Empresarial

Rosângela Aguiar Adam – Informática Básica

Espera-se que o estudante egresso do Curso EJA-EPT – Assistente Administrativo –  demonstre avanços na aquisição de seus conhecimentos básicos, estando preparado para dar continuidade aos seus estudos. Do ponto de vista da qualificação profissional, estará qualificado para atuar nas atividades relativas à área do curso para que possa desempenhar, com autonomia, suas atribuições, com possibilidades de (re)inserção positiva no mundo do trabalho. 

Pretende-se que o egresso seja capaz de processar e se apropriar das informações, a fim de desenvolver senso crítico, criatividade e atitudes éticas, integrando os conhecimentos gerais, os da cidadania e os da qualificação, na busca da elevação da escolaridade integrada à educação profissional.

Dessa forma, espera-se que o egresso do Curso de EJA-EPT – Assistente Administrativo apresente um perfil que lhe possibilite:

  1. Executar processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas;
  2. Atender fornecedores e clientes;
  3. Fornecer e receber informações sobre produtos e serviços; 
  4. Tratar documentos variados.

Além das habilidades específicas da qualificação profissional, os estudantes egressos estarão aptos a:

Horário 2021.1

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Organização EmpresarialMatemáticaHistóriaLíngua PortuguesaEducação Física
Início em 13/09/202128/09/2021Início em 15/09/2021Início em 08/04/2021Início em 16/07/2021
Professor Joceli Antônio AndreolaProfessora Joelma K. ScolaroProfessor Adriano Bernardo Moraes LimaProfessora Ana Carolina RodriguezProfessor André Ricardo Oliveira

Cronograma PROEJA

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_6JvKoB0KKQWxRtb4gw-ieSb4qCBdkNzN7XnXi6yZQg/edit?ts=60f047b1#gid=0

Coordenação

Coordenadora: Professora Ana Carolina Vieira Rodriguez

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense, Campus Videira. Coordenadora do PROEJA. Mestre em Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Letras (Português/Inglês) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP).

Endereço para acessar o Currículo lattes.: http://lattes.cnpq.br/8433510361679086

Contato:

e-mail: ejaept.videira@ifc.edu.br

Fone: 049 3533 4922