Professoras do IFC Videira participam de Simpósio Nacional sobre Saúde e Trabalho

Escrito por juliana.motta. 7 de outubro de 2025, às 17:10

Entre os dias 2 e 4 de outubro, as professoras Fernanda Zanotti e Márcia Elizabéte  Schüler, do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, participaram do I Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho (SIMPSAT), realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento teve como tema “Desafios da saúde do trabalhador em um mundo em transformação”.

As docentes integraram a Comissão Científica do Simpósio, coordenaram salas de apresentações orais e apresentaram três trabalhos de pesquisa e um pôster de relato de experiência.

A professora Fernanda Zanotti também atuou como mediadora da conferência do professor Dr. José Dari Krein (Unicamp), intitulada “As relações de trabalho no mundo contemporâneo e perspectivas futuras”.

O simpósio reuniu pesquisadores de diversas regiões do Brasil e contou com a presença internacional do professor Dr. Alain Garrigou, vice-reitor da Université de Bordeaux (França), que contribuiu para enriquecer os debates sobre os desafios contemporâneos da saúde do trabalhador.

O evento foi marcado por trocas de experiências, debates e aprendizados, ampliando as perspectivas sobre as transformações no mundo do trabalho.

As professoras Fernanda e Márcia integram a equipe que recebeu o 1º lugar com menção honrosa pelo trabalho “Do silêncio à palavra: espaços de aprendizagem como potência de mudança na polícia militar”. Além das docentes do IFC, o trabalho premiado também conta com a autoria de Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela e Marco Pereira Querol.

O SIMPSAT foi coordenado pela professora Dra. Manoela Gomes Reis Lopes e promovido em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp (FMB/Unesp), a Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP) e a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade (ASAS).