Biblioteca

Fontes de Pesquisa

Biblioteca Digital de Obras Raras

Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP (Universidade de São Paulo), contém conteúdo integral de títulos existentes nas diversas bibliotecas da Universidade, como por exemplo um título de Lavoisier editado no século XIX. 


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) que busca a integração de todas as bibliotecas de teses e dissertações de IES (Instituições de Ensino Superior) do país em um único portal.


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIVAMP

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unicamp, que contém documentos sobre congressos e seminários, teses e dissertações, trabalhos publicados em eventos etc. Os arquivos são completos e estão em formato PDF.


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), oferecendo teses e dissertações defendidas na Universidade nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas.


Biblioteca Digital do Governo do Estado de São Paulo

Site do Governo do Estado de São Paulo, que oferece informações tanto do Governo como de assuntos de interesse da população e dos servidores públicos paulistas. Inclui informações de Cidadania, Legislação, Governo do Estado, sobre São Paulo, Programas e Projetos Sociais, entre outras.


Biblioteca Digital Mundial

Permite pesquisar 19.147 itens sobre 193 países entre 8000 a.C. e 2000.


Multimedia Online da Europa (EUROPEANA)

Acesso a mais de 2 milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Européia, sendo livros, mapas, gravações, fotografias, documentos, pinturas e filmes do acervos das bibliotecas nacionais e instituições culturais desses Estados da União Européia.


Biblioteca Nacional Brasileira

O site da Biblioteca Nacional Brasileira permite o acesso a vários documentos digitalizados que fazem parte da memória cultural brasileira. São documentos como aquarelas, mapas, manuscritos, partituras, entre outros. Apresenta, ainda, uma contextualização histórica sobre diversos temas como Administração, Literatura, Ciência, Arte, Costumes etc.


Biblioteca Virtual de Literatura

Oferece acesso a obras em domínio público dos maiores autores de nossa língua para leitura imediata.


Diário Catarinense

Apresenta as notícias do Estado de Santa Catarina.


Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

Com cerca de nove mil verbetes e em constante atualização, a versão online do Dicionário Cravo Albin é uma obra de referência para os estudiosos da música popular brasileira.


Domínio Público (Biblioteca Digital em Software Livre)

Acervo disponível para consulta livre e gratuita, na forma de texto, sons, imagens e vídeos, já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.


Google Livros

Disponibiliza livros online para visualização e leitura gratuitos.


Jornal do Brasil

Jornal do Brasil é um tradicional jornal brasileiro que editado na cidade do Rio de Janeiro, fundado em 1891.


Jornal Folha de São Paulo

O jornal Folha de São Paulo é um jornal brasileiro editado na cidade de São Paulo, é atualmente o segundo maior jornal do Brasil em circulação, com 366.087 exemplares, segundo o Instituto Verificador de Comunicação, em dezembro de 2021.


Jornal O Globo

O Globo é um jornal diário de notícias brasileiro, fundado em 29 de julho de 1925 e sediado no Rio de Janeiro. De circulação nacional pela assinatura mensal nas formas impressa ou digital, é o jornal de maior circulação no Brasil desde 2021.


Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa Estação da Luz em São Paulo, disponibiliza ao público geral um conjunto de informações audiovisuais de caráter histórico, social e cultural.


Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criado oficialmente em 5 de maio de 2008. É uma iniciativa institucional, alinhada aos princípios do Acesso Aberto. Possui como objetivo promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos da Instituição.


Programa Prossiga

O Prossiga é um programa que oferece metodologias consolidadas de organização e tratamento da informação em ambiente web. Suas metodologias são utilizadas quando uma instituição decide estabelecer uma parceria com o IBICT para organizar e difundir seus conteúdos temáticos.


Project Gutenberg

Contém um total de mais de 100.000 títulos disponíveis online na íntegra.


Projeto da Escola do Futuro da USP

Disponibiliza várias obras em domínio público digitalizadas.


Publicações Online

Seção do Centro de Referência em Educação Mário Covas, contendo publicações on-line de organizações governamentais e não-governamentais sobre temas educacionais e pedagógicos, relacionados à política, programas, planejamento estratégico da educação, entre outros. Possui também livros, na íntegra, sobre cultura de pesquisas sobre comportamento dos jovens, violência, discriminação racial, drogas e DSTs.


Revista Veja Online

Permite acesso a todas as revistas Veja, desde a primeira edição há 40 anos, totalmente gratuito, na íntegra e em formato digital.


Scielo Brasil – Scientific Eletronic Library Online

Base de dados com periódicos científicos brasileiros. Permite acesso ao periódico completo, bem como aos fascículos de cada título de periódico.


Scielo Livros

A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.


Unesco Libraries Portal

Contém informações sobre bibliotecas e projetos voltados para a preservação da memória.


Portal de Periódicos Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência. Confira o tutorial abaixo e saiba como ter acesso ao conteúdo da CAPES via CAFe.

Página feita pela formanda no curso Técnico Integrado em Informática – Amanda Girardi