Terceiros anos têm aula integrada de Filosofia e Psicanálise

Escrito por juliana.motta. 10 de julho de 2014, às 17:16

“A psicanálise e a sombra do inconsciente” foi o título da palestra ministrada pelo professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira, Mário Ferreira Resende, para os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio na última semana.

De acordo com Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein, professora que organizou a palestra, o objetivo foi realizar uma atividade interdisciplinar envolvendo as áreas da Filosofia e da Psicanálise. “O intuito foi proporcionar aos alunos o acesso à discussão sobre importantes temas que vão além dos conteúdos curriculares do Ensino Médio”, destaca.

A professora acrescenta também que ao terem contato com áreas do saber que não fazem parte da grade curricular os alunos aprendem que é possível dialogar, estabelecer relações e buscar contribuições para a compreensão de si mesmo como sujeitos.

“A filosofia sempre se ocupou com várias áreas de investigação, como o conhecimento, ciência, artes, ética, política, entre outras. Mas, existe uma questão implicada em todas essas investigações, uma questão de fundo, que é a pergunta ‘o que é o ser humano?’ ‘Quem somos?’. Para essa questão fundamental a filosofia proporciona diversas e diferentes respostas. Do mesmo modo, a psicanálise também apresenta uma resposta, cuja importância para a compreensão do ser humano foi apresentada pelo Prof. Mário em sua fala”, explica a professora.

Em sua exposição, inicialmente, o professor Mário Ferreira Resende situou a psicanálise no contexto histórico e na sequência apresentou o caráter revolucionário da compreensão do sujeito do inconsciente apresentado pela Psicanálise.

“A racionalidade não recobre todo sujeito que assim apresenta uma parte do seu ser que ele não domina, mas que igualmente o produz e da qual ele não consegue se desvencilhar. A psicanálise apresenta um ser humano divido, alienado em sua inevitável dependência do outro e da linguagem que o dá suporte. Movido pelo desejo, cujo objetivo de busca é perdido por definição”, expõe

Ao término da palestra os alunos tiveram oportunidade de fazer perguntas e dialogar com os professores.

Palestra Mario Ensino MedioDSC_0013 Palestra Mario Ensino MedioDSC_0014 Palestra Mario Ensino MedioDSC_0015 Palestra Mario Ensino MedioDSC_0017 Palestra Mario Ensino MedioDSC_0018