Conheça a  “AgroVoia”, ideia de negócio premiada em 1º lugar na Startup Weekend Videira

Escrito por juliana.motta. 9 de junho de 2022, às 18:58

AgroVoia é o nome da futura startup que será criada em breve por estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. A ideia de negócio foi criada e validada durante a Startup Weekend (SW), evento realizado de 03 a 05 de junho pelo Centro de Inovação Dante Martorano, de Videira.

A ideia nasceu com o propósito de melhorar e incentivar a vida no campo, trazendo mais conforto, comodidade, segurança e qualidade de vida aos agricultores e suas famílias. Em linhas gerais, a AgroVoia é uma plataforma que conecta agricultores a prestadores de serviços rurais.

A proposta da Startup é disponibilizar mão de obra qualificada, com perfil operacional e gerencial, pessoas de extrema confiança e com domínio técnico do trabalho em todas as áreas de produção rural.

“Uma das dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais é conseguir sair da propriedade por qualquer motivo. O agricultor deixa de tirar férias ou ter momentos de lazer com a família porque não encontra pessoas especializadas ou de confiança para fazer o trabalho durante sua ausência”, explica Nadir Paula Da Rosa, professora de Gestão Rural, integrante da equipe e incentivadora da participação dos estudantes na SW.

A equipe que propôs a ideia é composta por cinco estudantes que têm, literalmente, ‘conhecimento de causa’. São alunos do curso técnico subsequente de Agropecuária do IFC, que moram e trabalham em propriedades rurais. São eles Giovani Pirolli Carelli, Ivan Gaio, Stephan Heckel, Diogo Junior Zago e César Antunes Maciel.

Além dos estudantes do IFC e da professora Nadir, dois integrantes externos fazem parte da equipe e foram fundamentais para o êxito da proposta: Mirataira Haus, advogada, professora e consultora e Josimar Menegat, professor e programador. Um dos objetivos da SW é, justamente, conectar profissionais de áreas diferentes para fomentar o desenvolvimento de empresas viáveis e inovadoras.

De acordo com os estudantes do IFC, a proposta da AgroVoia é que a empresa fique responsável por recrutar, contratar, treinar e se responsabilizar por todo o trabalho e também pela propriedade. Para isso, um dos serviços que será oferecido é o seguro da propriedade, para que haja cobertura em caso de danos aos animais ou ao patrimônio durante o período em que a empresa estiver responsável pela propriedade rural.

A equipe pensou em todos os detalhes: para cuidar da propriedade e ao mesmo tempo manter a privacidade da residência, a equipe da AgroVoia vai ficar instalada em um trailer, que servirá de transporte e casa temporária para os funcionários.

Os alunos explicam que a empresa também pretende trazer mais segurança, já que um dos temores dos agricultores é sair de casa e expor a propriedade à risco de assalto, crime infelizmente bastante comum em áreas rurais. “Estamos planejando, também, que o agricultor possa acompanhar à distância, por meio de câmeras de vídeo, como o trabalho está sendo feito na sua ausência, queremos que o contratante se sinta seguro para aproveitar seu merecido descanso”.

Durante a SW, a equipe AgroVoia fez uma pesquisa com 38 produtores rurais, para verificar na prática se existe a demanda por este serviço. A equipe montou uma identidade visual, fez um plano e buscou feedbacks variados para validar sua ideia de negócio. No último dia do evento, a equipe fez uma apresentação de quatro minutos para convencer os jurados da viabilidade da empresa, missão que ficou a cargo da advogada Mirataira Haus.

História de superação

Um dos integrantes da equipe, o estudante César Antunes Maciel, iniciou sua trajetória no IFC Videira no ano de 2018 como jardineiro terceirizado. “Eu ficava varrendo as folhas, cuidando do jardim e observando os estudantes. Senti muita vontade de voltar a estudar e hoje estou aqui. O IFC está me abrindo muitas portas”, conta César, que além de acadêmico no curso de Agropecuária atualmente tem uma empresa de jardinagem, a CM Jardinagem.

De um modo geral, os estudantes relatam terem vivido uma experiência riquíssima na Startup Weekend. Eles destacam a união da equipe como um ponto forte, pois ninguém consegue nada sozinho. Os alunos agradeceram a professora Nadir, aos membros externos, aos mentores do evento e deixaram uma mensagem para todos os estudantes do IFC: “sigam os seus sonhos e nunca deixem de acreditar em si mesmo”.

Texto: Cecom Videira