Nota de pesar
Escrito por juliana.motta. 22 de julho de 2025, às 13:42É com imenso pesar que o Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, e seu Núcleo de Estudos do Contestado (NEC), comunicam o falecimento da escritora Alzira Scapin, ocorrido em 21 de julho de 2025, aos 71 anos de idade.
Integrante ativa do NEC, Alzira consagrou-se como jornalista e historiadora das cidades da região do Contestado, autora de expressivas obras sobre a cultura e a memória da região.
Entre as obras de seu legado literário destacam-se “Videira no caminho de sua História, “Itália-Arroio Trinta: distância que separa, raízes que unem”, “Salto Veloso (Re)Conta sua História. Quem somos. De onde viemos”, “Perdigão uma trajetória para o futuro” e “Rio das Antas – Uma viagem pela História”. Além dos livros, deixa um extenso legado de peças teatrais e letras de músicas.
Em mensagem divulgada pelo NEC, os integrantes ressaltaram seu protagonismo intelectual e lamentaram a perda da amiga. “Alzira batalhou bravamente para manter viva a história da resistência cabocla. Sempre com muita disposição e companheirismo, compartilhou seu conhecimento muitas vezes, para tanta gente. Nos deixa um legado de luta e resistência. Suas pesquisas e produções permanecerão vivas na história e em nossas memórias, além do seu amor pelos animais e pela natureza. Esteja em paz querida cabocla, vai fazer muita falta no nosso reduto”.
O velório será no Memorial São Judas Tadeu, dia 22/07 a partir da 0:00 hora. A celebração de despedida será dia 22/07 às 16:00 horas, seguindo logo após para o Cemitério de Santa Gema.
Neste momento de dor irreparável, o IFC presta as mais sinceras condolências à família e aos amigos enlutados.