Setor de Tecnologia da Informação

TUDO EM OFF, BORA?

Escrito por tiago.heineck. 11 de março de 2020, às 09:32

Às vezes somos obrigados a utilizar um computador ou notebook que não estamos habituados. É o caso dos cybercafés, bibliotecas, laboratórios de informática, entre outros. Uma situação que acontece muito nestes casos é deixar nossas contas de e-mails e redes sociais cadastradas, justamente porque estamos acostumados a utilizar a internet nos nossos equipamentos. Para que evitar que algum espertinho use as máquinas depois de você e tenha acesso às suas redes ou informações, nunca se esqueça de utilizar o modo anônimo. Ele irá impedir que suas informações sejam salvas e caso alguém mal intencionado tente acessar, não irá conseguir.

O ser humano é curioso e a internet é um universo sem fim de informações. É natural que nos sintamos tentados a pesquisar por alguns assuntos delicados, como doenças, por exemplo. Mas isso não significa que o registro da pesquisa deve ficar lá, acessível para qualquer pessoa. Quando for buscar por algo que você considera muito íntimo e pessoal, faça no modo de navegação anônima

Para evitar que isso aconteça os navegadores mais modernos possuem um recurso chamado “Modo de Navegação Anônima” que, quando ativado, permite navegar em sites e acessar páginas da internet sem deixar rastros, ou seja, sem gravar históricos e informações na memória do computador.

Use o Modo de Navegação Anônima para:

– Acessar a internet em um computador que não é seu

– Planejar surpresas;

– Pesquisar temas delicados;

– Usar a internet no trabalho.

Engana-se quem pensa que o Modo de Navegação Anônima serve apenas para realizar ações mal intencionadas na internet, sem correr o risco de ser descoberto por outras pessoas. As utilidades desta funcionalidade vão muito mais além e a seguir iremos mostrar algumas que podem melhorar o seu uso da internet e ajudar você a ter mais privacidade, veja:

Como navegar em anônimo?

Neste tutorial vamos ensinar você em um passo a passo extremamente simples como iniciar uma navegação privada em seu computador.

Google Chrome

1. No computador, abra o Google Chrome.

2. No canto superior direito, clique bolinhas, depois da barra de endereço.

3. Depois, clique em “Nova janela anônima”.

3. Uma nova janela anônima será aberta. Ela costuma ser da cor preta e ter um ícone de uma pessoa usando um óculos e chapéu. Igual na foto abaixo:

(Foto: Oficina Da Net)

Firefox

Clique sobre o botão de opções do Firefox e então clique sobre “Nova janela anônima“.

(Foto: Oficina Da Net)

Microsoft Edge

Passo 1. Clique sobre o botão “…”, no canto superior direito da janela. No menu do navegador, clique em “Nova janela InPrivate”;

  (Foto: Reprodução/Helito Bijora) 

Passo 2. Uma nova janela do Microsoft Edge será aberta. Use-a para acessar os sites sem que eles sejam registrados no histórico. Para encerrar a navegação privada, basta fechar a janela.

(Foto: Reprodução/Helito Bijora)  

Referências

https://www.oficinadanet.com.br/post/13706-como-navegar-em-anonimo

https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/dicas/para-que-serve-o-modo-de-naveg

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/08/ative-navegacao