Técnico em Eletroeletrônica

Justificativa do Curso

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Videira está inserida numa região com as seguintes características econômicas: cerca de 75% do movimento econômico do município decorrem da criação e abate de aves e de suínos. A fruticultura juntamente com os grãos também se destacam. Videira é 13ª economia do estado, 8º maior em Índice de Desenvolvimento Humano no estado (IDH 0,851 elevado PNUD/2000) e 28º maior IDH do Brasil[1]. Também é a 37ª cidade do Brasil no índice de disciplina fiscal dos municípios brasileiros, e o 5° município em Santa Catarina (IRFS/CNM-2005). Seu produto interno bruto é de R$ 1.070.832 mil IBGE/2005. Videira é a 4ª cidade do Estado em qualidade de vida.

No setor industrial da região, destacam-se as indústrias de alimentos, madeireiras, papel e plástico, incluindo uma unidade da empresa Brasil Foods S.A., uma das maiores indústrias da América Latina no ramo de alimentos. A quantidade de postos de trabalho oferecidos por estas indústrias é elevada, necessitando de mão de obra qualificada para atender a demanda do mercado de trabalho local.

Assim como qualquer indústria que deseja competir no mercado nacional, as indústrias presentes na região de Videira, têm gradativamente aumentado o nível tecnológico de seus processos produtivos, e desta forma, necessitam cada vez mais de colaboradores com maior capacitação, especializados em trabalhar com equipamentos cada vez mais modernos. Neste cenário, se destacam os cursos técnicos industriais, entre eles o Curso Técnico em Eletroeletrônica, que irá formar um profissional apto a planejar e executar serviços de instalação e manutenção em equipamentos eletrônicos e instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, sempre em consonância com as normas técnicas vigentes, bem como de segurança e meio ambiente.

Além de todo o apelo já conhecido por parte da indústria em aumentar número de profissionais com formação técnica industrial, foi por meio de uma audiência pública realizada no município, que se definiu que o Câmpus ofertaria cursos na área industrial. Desta forma, em 2009 deu-se início à implantação do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Eletroeletrônica, sendo realizado concurso para a contratação de professores, técnicos administrativos e demais cargos. Ainda em 2009 realizou-se o primeiro processo seletivo de alunos, obtendo-se 235 inscritos para 40 vagas oferecidas na modalidade subsequente. Estes dados permitiram observar a grande procura dos estudantes pelo curso, mesmo tratando-se de uma instituição nova na região e com pouca divulgação. Conforme esperado, a procura pelo curso continuou crescendo, mantendo média de 3,5 candidatos por vaga nos processos seletivos de 2010 e 2011.

Segundo o artigo sexto do estatuto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense, deve-se garantir o mínimo de 50% das vagas para a educação profissional técnica de nível médio. Desta forma, o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Eletroeletrônica no Câmpus de Videira visa atender à exigência do estatuto e especialmente a demanda existente no mercado de trabalho.

[1] Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Disponível em <http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH-M 91 00 Ranking decrescente (pelos dados de 2000).htm> Página visitada em 30 de maio de 2012.