O estudante deverá desenvolver, ao longo do curso, a habilidade para solução de problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade, incerteza e instabilidade, usando raciocínio lógico e analítico, para operar com valores e formulações matemáticas para estabelecer relações formais e causais entre fenômenos e para expressar-se de modo crítico diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais, também, o curso apresenta uma ênfase em tecnologias, especializando-os no uso de ferramentas de gestão.
A proposta curricular do curso está centrada no desenvolvimento de competências que exigirão uma prática pedagógica pautada na interação com o aluno e na construção do seu conhecimento. Assim, as iniciativas dos alunos, o diálogo, os diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo e a autonomia terão que ser considerados para que aconteça não somente o saber fazer, mas, acima de tudo, o saber por que está sendo feito. Desta forma, as disciplinas serão ministradas utilizando-se as seguintes metodologias: aulas teórico-expositivas e dialogadas, palestras, seminários, estudos de casos, aulas práticas e visitas técnicas.
O Estágio compreende a última etapa do curso, este é o momento que o aluno tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e exigidos para sua formação. Sendo assim, o aluno apresentará o relatório de estágio com uma proposta de melhoria para uma banca de professores.
Com a formação recebida pelo IFC, câmpus Videira, os profissionais possuem capacidade de exercerem suas competências profissionais para:
Conhecer a temática sobre saúde e trabalho, perfil de riscos ocupacionais e técnicas preventivas.
Identificar os determinantes e condicionantes do processo saúde – doença.
Identificar a estrutura e organização do sistema de saúde vigente.
Identificar as funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho.
Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade.
Realizar trabalho em equipe, correlacionando conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área.
Aplicar normas de biossegurança.
Aplicar princípios e normas de higiene e saúde pessoal e ambiental.
Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário.
Identificar e aplicar princípios e normas de conservação de recursos não renováveis e de preservação do meio ambiente.
Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho.
Avaliar riscos de iatrogenias, ao executar procedimentos técnicos.
Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.
Operar equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção.
Registrar ocorrências e serviços prestados de acordo com exigências do campo de atuação.
Prestar informações ao cliente, ao paciente, ao sistema de saúde e a outros profissionais sobre os serviços que tenham sido prestados.
Orientar clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a própria saúde.
Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação.
Utilizar recursos e ferramentas de informática, específicos da área.
Realizar primeiros socorros em situações de emergência.