Coronavírus: Dúvidas frequentes sobre atividades do IFC Videira
Escrito por juliana.motta. 19 de março de 2020, às 15:34O Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, listou as principais dúvidas sobre o funcionamento do campus em virtude do Coronavírus (Covid-19). Ao longo das próximas horas e dias essas perguntas podem ser atualizadas a qualquer tempo. Salve o link e acesse com frequência. Caso sua dúvida não tenha sido contemplada nesta lista envie sua pergunta para o e-mail cecom.videira@ifc.edu.br ou acesse nossos canais oficiais que constam abaixo.
Atividades letivas, administrativas e funcionamento do Campus
Até quando as aulas ficarão suspensas? O IFC Videira informará a comunidade sobre o retorno das atividades. Por enquanto, não temos previsão. A suspensão das aulas é por tempo indeterminado.
Como está o funcionamento do IFC Videira? O campus está fechado para atividades de atendimento ao público. Por determinação do governo do Estado de Santa Catarina, divulgada no dia 17/03, o IFC suspendeu por 7 dias as atividades que não puderem ser realizadas remotamente, mantendo-se aquelas consideradas essenciais. Para mais informações, confira a nota aqui. Sendo assim, estão SUSPENSAS as atividades de trabalho presenciais mesmo aquelas que estavam previstas para funcionar na forma de revezamento. Todos devem ficar em casa e evitar contato com outras pessoas.
Como vai funcionar a reposição das aulas perdidas ? Hoje 18/03 as Direções de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEs) de todos os campi terão uma reunião com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) do IFC sobre o assunto em questão. As orientações serão, posteriormente, divulgadas em nossos canais oficiais.
PROEJA – Educação de Jovens e Adultos
Quero me inscrever para o Ensino Médio destinado a Jovens e Adultos. Como devo proceder? As pessoas que fizeram a inscrição nos dias 16 e 17/03 podem ficar tranquilas que a inscrição está mantida. Como não há atendimento no IFC as inscrições de novos interessados estão suspensas e serão retomadas quando as atividades voltarem ao normal. O IFC informará a nova data para inscrições e nova data de início das aulas.
Coordenação de Registros Acadêmicos (Secretaria)
Certificados e diplomas
A Coordenação de Registros Acadêmicos do IFC Videira está funcionando de maneira REMOTA. A emissão de diplomas e certificados, incluindo o ENCCEJA, está suspensa por tempo indeterminado.
Matrículas – editais de cadastro reserva e vagas não ocupadas no ensino superior
Quero me inscrever para vagas remanescentes de Ciência da Computação. Como devo proceder?
Deve enviar a inscrição por e-mail até às 19h do dia 18/03. Há cinco vagas remanescentes para o bacharelado em Ciência da Computação com ingresso pela análise do histórico escolar. O candidato deve enviar os documentos listados no item 4.0 do edital 002/2020 para o e-mail registroacademico.videira@ifc.edu.br
Já fiz minha inscrição e agora preciso fazer a matrícula referente aos editais de vagas não ocupadas (vagas remanescentes) dos cursos de graduação do IFC Videira. Como devo proceder?
A Coordenação de Registro Acadêmico (secretaria) irá entrar em contato por telefone ou e-mail com os candidatos já inscritos da Ciência da Computação (referente às 05 vagas remanescentes) e também com os convocados em 4ª chamada de Pedagogia (05 candidatos) e Computação (01 candidato) para informar o envio dos documentos por e-mail. A matrícula é apenas para quem já está devidamente inscrito. Dúvidas e informações: e-mail registroacademico.videira@ifc.edu.br
Tenho livros emprestados na biblioteca do IFC. Como posso fazer a devolução?
Todos os materiais bibliográficos serão automaticamente prorrogados para dia 13/04/2020, podendo ter reavaliado novo prazo a qualquer momento. No período sem aulas não haverá cobrança de multa por livros em atraso.
Programa de Auxílios Estudantis (PAE)
Em relação ao Edital n°03/2020 do Programa de Auxílios Estudantis – PAE – O pagamento dos auxílios aos estudantes em condição de extrema vulnerabilidade socioeconômica será mantido normalmente durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.
Em relação ao Edital nº 04/2020 O prazo para entrega dos documentos do PAE (edital nº 4/2020) era o dia 19/03. Este prazo foi prorrogado por tempo indeterminado e os estudantes devem enviar os documentos digitalizados por meio de formulário eletrônico. Recomenda-se que o estudante procure e faça downloads de aplicativos de scanner para o celular e faça o upload de cada item solicitado separadamente.
Caso o estudante não possa enviar de forma eletrônica poderá entregá-los presencialmente no retorno das atividades acadêmicas, em prazo a ser definido em data oportuna. Mas é importante ressaltar que a comissão de avaliação socioeconômica está fazendo a análise dos formulários remotamente, por isso, quanto antes os estudantes enviarem os documentos mais rápido o processo será concluído e as bolsas poderão ser pagas. A demora na entrega dos documentos acarreta demora no pagamento.
Fique atento, pois caso existam novas decisões ou orientações diante do contexto e da duração da pandemia, novos comunicados serão publicados. Em caso de dúvidas, a Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários por meio do e-mail assuntos.estudantis@ifc.edu.br
Serviços terceirizados
Também estão suspensos os serviços terceirizados e os funcionários foram dispensados. A única exceção são os funcionários que fazem ronda e vigilância armada do Campus.
Comunicação Oficial
Como posso saber se uma mensagem é realmente do IFC Videira e não uma fake news?
O IFC orienta para que a comunidade acadêmica fique atenta aos comunicados postados nos canais oficiais da instituição. Informações recebidas via whatsapp ou outros canais não são plenamente confiáveis, por isso, siga nossas redes sociais e acompanhe nosso site. Contato: cecom.videira@ifc.edu.br
Site: www.videira.ifc.edu.br
Facebook: IFC Campus Videira – https://www.facebook.com/ifc.oficial.videira/
Instagram: IFC Campus Videira – @ifc.oficial.videira
Atualizado em 18/03/2020 às 15h34