Fotos da Palestra Setembro Amarelo

Escrito por juliana.motta. 2 de outubro de 2018, às 15:28

 

Com o objetivo de esclarecer, orientar e criar um ambiente de informações que colaborem para a redução dos casos de suicídio é que foi criada a campanha “Setembro Amarelo”. O Suicídio é uma questão de saúde pública que precisa ser debatida de forma aberta, responsável e consciente, por isso, o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, desenvolveu no mês de Setembro algumas ações com vistas à colaborar nesta campanha. Entre estas ações esteve a palestra: “O Suicídio pode ser evitado. Vamos Conversar?” O evento ocorreu no dia 25 de setembro e teve como foco central os estudantes do período noturno.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade apenas em 2017 o suicídio foi a causa de morte de 11 mil pessoas no Brasil e 800 mil pessoas em todo o mundo. Em 2013, buscando reduzir esses dados, o Brasil assinou o Plano de Ação em Saúde Mental, lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que tem como meta reduzir a mortalidade por suicídio em 10% até o ano de 2020.

De acordo com a cartilha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) o suicídio é um fenômeno complexo. “É um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Dessa forma, deve ser considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma causal e simplista apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito. É a consequência final de um processo”, diz a cartilha.

Para a psicóloga do Campus, Danieli Vieceli, o IFC é uma Instituição de Ensino preocupada com a saúde e o bem-estar de servidores e estudantes. “Aderimos à campanha com ações pedagógicas como a exibição de filmes, palestras e debates. Também pensamos em ações de divulgação visual com cartazes e informações espalhadas pelo Campus”, explica.

Palestrantes convidados

Adriana Aparecida Felicetti – Psicóloga com especializações em Saúde Mental e Psicopatologia é mestre em Educação e Coordenadora do CAPS Videira.

Gustavo Dal Pizzol – Psicólogo clínico, professor e mestre em Psicologia pela (UFSC). Atua neste ramo há quase 20 anos e atualmente dedica-se exclusivamente ao atendimento clínico.

Lia Frey – Formada em psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, com 14 anos de experiência em clínica.

Luiz Gustavo Bonatelli – Bombeiro militar com especialização em urgência e emergência e experiência da área de resgate e atendimento às ocorrências de suicídio.