Educação Física para além de “jogar bola”

Escrito por juliana.motta. 19 de novembro de 2019, às 14:32

No ano de 2019 foram desenvolvidas diversas atividades desportivas relacionadas às aulas de Educação Física. Além do espaço do Campus onde os alunos participaram de seminários em esportes alternativos houve a participação em competições e ainda, foram firmadas parcerias, como a com o “Zuca Sports”, em que, gentilmente, o senhor Fernando Zuchetti cedeu o espaço para que os alunos tivessem contato com Tênis de quadra.

Os alunos participaram de competições como OLIVIDE (Olimpíadas Estudantis Videirense), JIF (Jogos dos Institutos Federais), JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina) de Atletismo e Badminton, Natação e, alguns alunos representaram Videira na OLESC (Olimpíada Estudantil Catarinense) nas modalidades de Voleibol masculino e Basquete feminino.

Todas essas atividades proporcionadas pela disciplina de Educação Física, vêm ao encontro com o papel da escola que é o de proporcionar aos seus educandos conhecimentos e saberes historicamente construídos que oportunizem a sua inserção social, possibilitando-os a participar da vida social em todos os seus aspectos: social, cognitivo e político, fazendo com que possam entender que suas ações são influenciadas e podem influenciar as relações, bem como a interdependência que há entre os indivíduos (CONFEF).

Ainda sobre as atividades desportivas, podemos destacar o benefício do estímulo da autonomia por uma melhor qualidade de vida, pois quanto mais oferecermos práticas corporais aos estudantes e problematizá-las, geraremos alternativas a eles para a escolha da melhor atividade física que julgarem mais viável a sua realidade, promovendo um estilo de vida ativo. Esta apresentação é de fundamental importância para um sujeito autônomo e atento a realidade que o cerca, além dos benefícios motores, há o conhecimento de novas culturas corporais de movimento (MATOS, 2018).

Texto: Professora Mariane Vanz