Inscrições para ingresso na Graduação via reintegração, transferência interna, externa e admissão de diplomados encerram no dia 31/05

Escrito por juliana.motta. 23 de maio de 2023, às 17:27

As inscrições para o processo de ingresso nos cursos superiores de graduação do IFC via transferência interna, externa ou admissão de diplomados, válido para o segundo semestre letivo de 2023, encerram no próximo dia 31/05.  A seleção inclui também a reintegração — ou seja, o novo ingresso de estudantes com matrícula cancelada em algum curso regular de graduação do IFC nos últimos cinco anos; estes têm prioridade sobre os demais aplicantes.

As inscrições são feitas pela internet, por meio de formulário online disponível abaixo:

Formulário de Inscrição – reintegração, transferência interna, externa e ingresso de diplomados

O edital que rege os procedimentos já está disponível, e pode ser acessado, junto com seus anexos, por meio do link abaixo:

Edital 57/2023 – Transferência para os cursos de graduação 2023-2

São ofertadas 2315 vagas, disponíveis em diversos cursos em todos os 15 campi do IFC. O quadro completo de vagas está no Edital. Confira abaixo mais detalhes sobre cada modalidade de ingresso:

Transferência Interna e Externa

Existem dois tipos de ingresso por transferência:

Transferência Interna: destinada ao ingresso de estudantes provenientes de cursos de graduação do IFC que desejam mudar de curso ou campus. Só é permitida para quem esteja regularmente matriculado(a) ou com matrícula trancada em algum curso do IFC.

Transferência Externa: destinada ao ingresso no IFC de estudantes provenientes de cursos de graduação de outras instituições de ensino. É permitida a quem que esteja regularmente matriculado(a) ou com matrícula trancada na instituição de origem, em curso superiorautorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), conforme legislação vigente.

Em ambos os casos, existem pré-requisitos para se concorrer às vagas:

a) Ter cursado e/ou estar cursando todas as disciplinas do primeiro semestre do

curso de origem;

b) Não se encontrar no último semestre letivo do curso da instituição de origem;

c) No ato da matrícula, o candidato deve comprovar a frequência em todas as disciplinas do primeiro semestre do curso de origem e comprovar que não reprovou por frequência nas disciplinas do primeiro semestre.

Ingresso de diplomado(a)

Pode participar dessa modalidade quem tiver um diploma de conclusão de curso de graduação, com aprovação, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse caso, o ingresso deve ser solicitado para um curso diferente daquele no qual se é diplomado(a). As solicitações desta modalidade serão atendidas somente após todas as solicitações de transferência terem sido contempladas, mediante a existência de vagas.

Reintegração

Podem se inscrever nessa modalidade estudantes com matrícula cancelada em algum curso regular de graduação do IFC nos últimos 5 anos. Conforme explicado anteriormente, estas solicitações terão prioridade sobre as demais.  Vale ressaltar que a reintegração do estudante em curso extinto ou suspenso somente será possível através de programa de reintegração específico do curso.

Informações importantes sobre a seleção — como cronograma de atividades, procedimentos de classificação, documentação necessária para inscrição e processo de recurso, entre outras — estão disponíveis detalhadamente no Edital; portanto, a leitura atenta do documento é essencial aos aplicantes.

Para mais informações e solução de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Avaliação e Ingresso do IFC, pelo e-mail cgi@ifc.edu.br.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana