Maior edição da SEAG será realizada de 30/05 a 01/06

Escrito por juliana.motta. 24 de maio de 2023, às 16:50

Em sua 12ª edição, a Semana de Estudos Agropecuários (SEAG) está prestes a acontecer e traz uma série de novidades para este ano. Pela primeira vez, o evento tem abrangência estadual e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), e de pelo menos outras 15 empresas e instituições de Videira e região.

As inscrições para participar das palestras, oficinas e mesa-redonda ficam abertas até o dia 30/05, e podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/xiiseag/. A programação do evento está repleta de temas relevantes e atuais, e conta com um time de 14 profissionais gabaritados no meio acadêmico e no ramo da Agropecuária.

O evento tem como tema central a “Indissociabilidade entre a Agricultura Sustentável e a Segurança Alimentar” e objetiva fomentar o estudo, a pesquisa e o compartilhamento de conhecimentos e técnicas para uma Agricultura Sustentável.

A expansão da SEAG possibilitou ampliar a oferta de atividades para estudantes e pesquisadores da área. Neste ano, serão 05 palestras, 06 oficinas, 01 mesa redonda, e terá o diferencial de contar a apresentação de trabalhos acadêmicos: são 43 trabalhos científicos submetidos para apresentação no evento.

De acordo com a professora Crizane Hackbarth, coordenadora do Projeto da SEAG junto à FAPESC, o público também aumentou em 2023. “A expectativa é receber 300 pessoas nos três dias de evento, o dobro do que recebíamos em anos anteriores”. Segundo ela, além do público estudantil e de pesquisadores, há inscrição de pessoas da comunidade externa. “Além de ser um espaço de compartilhamento de conhecimento acadêmico e científico, será um momento de nos aproximarmos das pessoas da comunidade”, afirma.

Crizane explica ainda que além do incentivo financeiro, um grande diferencial este ano está sendo o maior engajamento dos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Agropecuária. “Os estudantes estão envolvidos em todas as fases de organização e divulgação do evento e isso trouxe um resultado efetivo, além de ser uma experiência importante para o aprendizado e desenvolvimento acadêmico deles”, afirma.

Palestras

30/05 – 19h30 | Palestra de Abertura: Os desafios das novas gerações de jovens rurais. Palestrante: Rosani Marisa Spanevello

31/05 – 08h | Palestra: Nitrogênio e Fósforo e a sustentabilidade da agricultura global. Palestrante: Daniel João Dall Orsoletta

31/05 – 10h |Palestra: Manejo integrado para o controle de doenças de frutíferas de clima temperado. Palestrante: Leonardo Araújo