Estudantes do Ensino Médio Integrado participam da 1ª fase da OBMEP

Escrito por juliana.motta. 1 de junho de 2023, às 18:18

Mais de 450 estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado do IFC Videira realizaram a prova da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O exame foi aplicado na terça-feira (30/06) em todo o Brasil, e estima-se que mais de 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país tenham realizado a prova, segundo dados do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Nesta primeira fase, as provas são aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Os estudantes tiveram 2h30 minutos para resolver as 20 questões do exame. O resultado está previsto para 02 de agosto, quando serão divulgados os nomes dos estudantes classificados. O IFC Videira tem 24 vagas para a 2ª fase, número definido em função da quantidade de alunos matriculados no Ensino Médio.

De acordo com Davi Cézar da Silva, professor de Matemática que coordena a aplicação da OBMEP no Campus, a participação dos estudantes na Olimpíada é importante para que eles testem e desenvolvam o raciocínio lógico-matemático.

“O estilo de prova da OBMEP privilegia o raciocínio lógico e não o domínio de conhecimentos específicos da Matemática. É por isso que muitos estudantes que ainda não têm construído todos os conceitos da Matemática conseguem um bom número de acertos”, explica.

Segundo o professor, todos os docentes da área estão envolvidos na aplicação e correção das provas. “Nós valorizamos a participação dos estudantes independentemente da quantidade de acertos que tenham na prova, e, por isso, como forma de incentivar a adesão à OBMEP, os professores vão conceder uma pontuação extra na média dos estudantes participantes”, detalha.