Projeto “Capítulos de Superação” recebe textos da comunidade a partir desta quinta-feira (01/06)

Escrito por juliana.motta. 1 de junho de 2023, às 09:46

Narrar é compartilhar o conhecimento, dividir o fardo e preparar o outro (ouvinte) para eventos semelhantes. A narrativa diverte, aconselha e alerta”. É assim que tem início o texto do Projeto “Capítulos de Superação”, que objetiva reunir histórias de alunos, servidores, funcionários e comunidade externa. Além do compartilhamento de histórias, o projeto busca incentivar a produção textual, a leitura, o desenho e a reflexão sobre os conteúdos divulgados.

A iniciativa é um projeto de Extensão coordenado pela servidora Rosicler Zancanaro Bernardi, técnica em Assuntos Educacionais do Campus. Ela explica que a ideia surgiu para que as pessoas possam compartilhar suas experiências vividas, narrando em texto momentos profundamente marcantes de sua trajetória. “Pode ser o relato de um momento que a pessoa tenha vivido, algo que ela julgue ter sido intenso, relevante ou transformador em sua biografia, e que ela gostaria de compartilhar com outras pessoas”, explica. A ideia do Projeto é compartilhar as histórias inicialmente em um site, e posteriormente, havendo recursos, publicá-las em um livro impresso ou e-book.

“Além de estimular o exercício de narração agregar-se-á a ilustração, feita por um outro olhar, oportunizando aos leitores uma reflexão sobre a vida e os momentos de dificuldade, mostrando diferentes formas de lidar com essas situações e até mesmo diferentes percepções”, detalha um trecho do Projeto. Os capítulos poderão ser ilustrados por alunos devidamente matriculados no IFC sob a orientação e coordenação da professora de artes Edneide Ramos de Santana .

A partir desta quinta-feira (01/06), todos os interessados, vinculados ou não ao IFC, podem submeter o texto para apreciação e posterior publicação. A inscrição precisa conter a narrativa em PDF, justificado, fonte Times, tamanho 12, espaçamento 1,5, título, preferencialmente mínimo de 30 linhas e máximo de 90 linhas e o preenchimento correto do formulário de inscrição.

O projeto conta com a participação dos servidores Allan Charlles Mendes de Sousa, Ana Carolina Vieira Rodriguez, Angela Maria Crotti da Rosa, Danieli Vieceli, Edneide Santana de Ramos, Flavia Caraiba de Castro, Kelly Aparecida Gomes, José Reinaldo Nonnenmacher, Raffael Marcos Tófoli, da estagiária  Luiza Suzana Lazzaris e da aluna bolsista Thais Caroline da Silva.

Dúvidas e Informações
E-mail: capitulosdesuperacao@ifc.edu.br