Inscrições abertas para segundo semestre do PAE; procedimento é feito via SIGAA

Escrito por juliana.motta. 25 de julho de 2023, às 17:18

As inscrições para o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do IFC, válidas para recebimento no segundo semestre letivo de 2023, começam nesta terça-feira (25) e seguem até o dia 14 de agosto. Pela primeira vez, o procedimento será feito por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA (mais informações abaixo).

O Edital que rege o processo seletivo já está disponível, e pode ser acessado pelo seguinte link:

Edital nº 88/2023 – Programa de Auxílios Estudantis (PAE)

A página traz ainda os anexos ao Edital e a lista de documentos obrigatórios para a comprovação de renda familiar.

Para participar do PAE, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:

– Estar regularmente matriculado e frequentando curso técnico de nível médio presencial ou ensino superior (graduação) presencial ou curso EAD no ano de 2023;

– Estar cursando o mínimo de 04 disciplinas;

– Ser proveniente da rede pública de educação básica e/ou possuir renda per capita que atenda ao patamar estatuído não se constitui em direito adquirido à percepção do auxílio estudantil, que está adstrito às previsões legais, à regulamentação realizada pelo IFC, aos parâmetros deste edital e às disponibilidades orçamentárias.

Novidades nas inscrições

O processo de inscrição no PAE passou por mudanças: a partir de agora, o procedimento é feito por meio do sistema SIGAA. Os candidatos deverão seguir os seguintes passos:

– Aderir ao Cadastro Único (Questionário Socioeconômico) no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA  e clicando em: Bolsas > Cadastro Único > Aderir;

– Preencher o questionário socioeconômico e inserir os dados de todos os membros do seu grupo familiar;

– Anexar toda documentação obrigatória, em formato PDF, (descrita na Relação de Documentos Obrigatórios para a comprovação da Renda Familiar);

– Realizar a inscrição no Programa de Auxílios Estudantis, acessando: Bolsas > Solicitação de Bolsas Auxílio.

Um tutorial completo sobre o procedimento está disponível no link abaixo:

ORIENTAÇÕES – ACESSO AO PAE PELO SIGAA

A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 12 de setembro. O cronograma completo de atividades está disponível no Edital.

Sobre o Programa

O PAE é uma ação voltada para a promoção do acesso, da permanência e do êxito dos estudantes, nas perspectivas de inclusão social, de produção do conhecimento, de melhoria do desempenho escolar/acadêmico e de qualidade de vida, em conformidade com o que dispõe o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Por meio do PAE, o estudante receberá um valor em dinheiro, depositado em sua conta bancária, conforme regras e valores estabelecidos em edital.

Os Auxílios são ofertados em três categorias:

Auxílio-Moradia: para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas de aluguel. O auxílio será de até R$400,00 mensais, ofertado em até sete parcelas, referentes aos meses de agosto de 2023 a fevereiro de 2024.

Auxílio-Permanência I: para estudantes em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente aos que apresentarem Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) de até 488,25, e que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O auxílio será de até R$500,00 mensais, ofertado em até cinco parcelas, referentes aos meses de de agosto a dezembro de 2023.

Auxílio-Permanência II: para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O auxílio será de até R$250,00 mensais, ofertado em até cinco parcelas, referentes aos meses de agosto a dezembro de 2023.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana