Inteligência Artificial (IA) será tema do 1º Conecta IFC Videira

Escrito por juliana.motta. 27 de julho de 2023, às 17:01

No dia 23 de agosto será realizado o 1º Conecta IFC Videira, um momento interdisciplinar voltado para a discussão de temas relevantes, debatidos sob a perspectiva de diferentes áreas do conhecimento. A atividade será no auditório, das 13h30 às 17h10.

A mesa-redonda do 1º Conecta vai contar com a participação dos professores Manassés Ribeiro (área: Ciência da Computação; doutor em Ciências na área de Engenharia de Computação pela UTFPR e coordenador do grupo de pesquisas em Inteligência Computacional Aplicada e Inovação Tecnológica do IFC), Marcos Mesquita (área: Sociologia; doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e coordenador de pesquisa do IFC Campus Videira) e Marcos Rohling (área: Filosofia; doutor em Educação e doutorando em Direito, ambos pela UFSC).

Entre os temas abordados estarão: Chat GPT, Midjourney, inteligência geral artificial (AGI) e a singularidade, avanços científicos e tecnológicos, deepfake, ética e aspectos jurídicos relacionados ao uso da IA, impactos sociais e riscos potenciais. Além da mesa-redonda, o evento contará com atividades artístico-culturais como teatro, apresentações musicais e outras dinâmicas. Tudo isso, com muita pipoca!

De acordo com o professor Raffael Tófoli, coordenador Geral de Ensino (CGE) do Campus Videira e idealizador do Conecta, a ideia surgiu para engajar estudantes e servidores em uma atividade pedagógica extraclasse que substitua o famoso “sábado letivo” para reposição de aulas. “Estamos muito animados com o Conecta! Além de muita aprendizagem, de forma criativa e dinâmica, o intuito do Conecta também é fomentar mais momentos nos quais haja uma verdadeira integração entre diversas áreas do saber, bem como entre os estudantes, professores e técnicos”, explica Raffael.

O Conecta será um momento destinado especialmente para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, porém os alunos e docentes dos demais níveis de ensino também estão convidados.