Enem é porta de entrada para cursos superiores do IFC

Escrito por juliana.motta. 28 de maio de 2024, às 17:08

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 7 de junho. 

A nota do Enem é utilizada para acessar os cursos superiores do IFC e demais instituições federais em todo o Brasil. No Campus Videira são oferecidos quatro cursos: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Pedagogia. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br.

Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

Por que fazer o Enem 2024?

Os participantes do exame podem usar as notas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, participar do Enem é um dos critérios para receber o incentivo adicional de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC). Os resultados também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas.

Alunos da Rede Pública – Pelo Sisu, os estudantes têm acesso às vagas de universidades e institutos federais, que reservam metade delas aos alunos da rede pública. Também é possível ingressar em instituições particulares, com bolsas de 50% a 100%, por meio do Prouni ou com auxílio do Fies.

O Programa Pé-De-Meia estabelece que o estudante da 3ª série do ensino médio (em escola pública) precisa comparecer aos dois dias de Enem (incluindo uma eventual reaplicação) para ter direito ao incentivo de R$ 200, após a conclusão dessa etapa educacional.

Acesse o edital do Enem 2024

Acesse a Página do Participante

Acesse a plataforma Gov.br

Acesse a página de orientações do Enem

Acesse a página de perguntas frequentes do Enem

Saiba mais sobre o Enem

Fonte: MEC/Inep, com adaptações de Cecom/Videira