Programa de Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas receberá inscrições até 22 de julho

Escrito por juliana.motta. 26 de junho de 2024, às 17:37

Estudantes indígenas e quilombolas de cursos de graduação do Instituto Federal Catarinense (IFC) podem se inscrever no Programa de Bolsa Permanência (PBP) 2024. As inscrições serão realizadas online diretamente no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), até 22 de julho.

Aqueles que entregarem corretamente a documentação, conforme o edital e as regras do PBP, terão sua inscrição deferida. No próximo passo, serão classificados por sorteio e as bolsas serão distribuídas seguindo a ordem de classificação. A quantidade de bolsas será determinada pela gestão do Programa Bolsa Permanência no Ministério da Educação (MEC).

No momento da inscrição, é necessário anexar todos os documentos solicitados. Os modelos dos documentos estão disponíveis no Edital 33/2024, na página do Estudante do IFC.

Documentos necessários são:

I – Autodeclaração do candidato;
II – Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por, pelo menos, 3 (três) lideranças reconhecidas;
III – Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai), na qual conste que o estudante indígena reside em comunidade indígena, ou comprovante de residência em comunidade indígena, no nome do estudante ou dos pais; ou
IV – Declaração da Fundação Cultural Palmares, na qual conste que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola, no nome do estudante ou dos pais;
V – Termo de Compromisso assinado.

Resultados serão publicados na página do Estudante do IFC. Em 25 de julho será publicado o resultado parcial com as inscrições. O resultado final e eventuais chamadas de lista de espera serão publicados em 30 de julho.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza