Minicurso estimula o Empreendedorismo Infantil de forma lúdica e prática

Escrito por juliana.motta. 12 de agosto de 2025, às 18:49

Teve início na última semana o minicurso “Oficinas de Empreendedorismo Infantil”, com estudantes de 10 a 12 anos da Escola Criança do Futuro (CAIC). A ação é resultado de parceria entre o IFC e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do bairro de Carli, por meio da coordenadora Graciela Weimer. No IFC, a iniciativa é coordenada pela servidora Gabriela Frizzo Patrício,  que explica que o objetivo é despertar, de forma divertida e acessível, o pensamento empreendedor em crianças por meio de atividades práticas e interativas.

O curso será desenvolvido em quatro encontros, nos quais os participantes serão conduzidos por uma jornada que une criatividade, raciocínio lógico, resolução de problemas e muito aprendizado. Cada oficina trará uma temática diferente:

  • Oficina 1: Conceito de Empreendedorismo
  • Oficina 2: Como as dificuldades impulsionam o sucesso
  • Oficina 3: Produção de Doce de Leite Ninho
  • Oficina 4: Feirinha de Empreendedorismo – momento em que as crianças irão comercializar o produto que aprenderam a fazer durante o curso.

Ao longo das oficinas, as crianças estarão envolvidas em vídeos, conversas, atividades de raciocínio e pequenas pesquisas, tudo pensado para instigar a curiosidade e o espírito empreendedor desde cedo.

O encerramento será marcado por uma feirinha de empreendedorismo, a ser realizada durante a 14ª FICE, onde os pequenos terão a oportunidade de vender o doce produzido por eles, vivenciando na prática conceitos como venda, custo e lucro. A experiência promete ser enriquecedora tanto no aprendizado quanto na valorização do esforço e da criatividade das crianças.

Com essa proposta, o projeto busca mostrar que o empreendedorismo pode – e deve – ser estimulado desde a infância, contribuindo para a formação de indivíduos mais proativos, criativos e conscientes de suas capacidades.

Texto e fotos: Coordenação de Extensão