Pós-Graduação em Educação
Você está em: - Início
- Pós-Graduação em Educação
- Matriz Curricular
Matriz Curricular
Eixo/Linha – Docência na Educação Básica
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Docência na Educação Básica |
|
90 |
|
|
90 horas |
6 |
Práticas Pedagógicas |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
Planejamento Didático e Processos Avaliativos |
|
|
60 |
|
60 horas |
4 |
Gestão na Educação Básica |
30 |
|
|
|
30 horas |
2 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
135 |
135 |
90 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Docência no Ensino Superior
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Docência no Ensino Superior |
|
90 |
|
|
90 horas |
6 |
Práticas Pedagógicas |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
Planejamento Didático e Processos Avaliativos |
|
|
60 |
|
60 horas |
4 |
Gestão no Ensino Superior |
30 |
|
|
|
30 horas |
2 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
135 |
135 |
90 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Educação Infantil
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Linguagem, Corpo, Sociedade e Escola |
|
30 |
|
|
30 horas |
3 |
Linguagens, Campos de Experiências e Infância |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Políticas Públicas de Educação Infantil |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
Estudos da Infância: um diálogo interdisciplinar |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Organização dos Processos Educativos na Educação Infantil |
|
|
60 |
|
60 horas |
3 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
150 |
150 |
60 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Ensino de Geografia e História
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Geografia: epistemologia e ensino |
|
60 |
|
|
60 horas |
4 |
História, historiografia e o ensino de História |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Seminários de Integração: Ensino de Geografia e História |
|
|
45 |
|
45 horas |
3 |
Oficina – Som e imagem no ensino de Geografia e História |
|
|
45 |
|
45 horas |
3 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
165 |
105 |
90 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Contemporaneidade, Filosofia e Sociologia
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Fundamentos Filosóficos da Educação |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Raízes Filosóficas do Pensamento Contemporâneo |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Sociologia da Educação |
|
60 |
|
|
60 horas |
4 |
Teoria Sociológica Clássica |
|
|
45 |
|
45 horas |
3 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
165 |
150 |
45 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Alfabetização
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Alfabetização e Letramento |
90 |
|
|
|
90 horas |
6 |
Linguagem, sociedade e criança |
|
60 |
|
|
60 horas |
4 |
Alfabetização, Letramento e Matematização |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
Práticas Alfabetizadoras |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
195 |
135 |
30 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Ciências e Matemática
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Ciências e suas metodologias |
|
|
45 |
|
45 horas |
3 |
Matemática e suas metodologias |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
Tecnologias na educação |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Seminários |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
História e filosofia das ciências |
30 |
|
|
|
30 horas |
2 |
Experimentação no ensino de Ciências e matemática |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
135 |
120 |
105 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Linguagem
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Produção e Correção Textual |
|
60 |
|
|
60 horas |
4 |
Literatura Infantojuvenil |
|
|
60 |
|
60 horas |
4 |
Língua, Linguística e Sociedade |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Oficina de texto |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
90 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
165 |
135 |
60 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Gestão Escolar
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Gestão Escolar e Políticas Públicas |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Gestão, Planejamento Educacional e Projeto Político Pedagógico |
|
60 |
|
|
60 horas |
4 |
Financiamento da Educação |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
Gestão, Organização Escolar e Currículo |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
Gestão Escolar e Avaliação Institucional |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
165 |
135 |
60 |
90 |
450 horas |
30 |
Eixo/Linha – Educação Especial e Práticas Inclusivas
Componentes Curriculares |
SEMESTRES |
Carga horária |
Créd. |
1º |
2º |
3º |
4º |
Teorias da educação e Processos Pedagógicos |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Metodologia de Pesquisa |
|
45 |
|
|
45 horas |
3 |
Subjetividade e Escolarização |
60 |
|
|
|
60 horas |
4 |
Fundamentos históricos da Educação Especial |
45 |
|
|
|
45 horas |
3 |
Práticas pedagógicas em LIBRAS |
|
|
30 |
|
30 horas |
2 |
Políticas Educacionais para Educação Inclusiva |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
LIBRAS e Bilinguismo na Educação dos Surdos |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
Teorias da Aprendizagem |
|
30 |
|
|
30 horas |
2 |
Dificuldades e transtornos de aprendizagem |
|
|
45 |
|
45 horas |
3 |
Seminário de Socialização |
|
|
|
30 |
30 horas |
2 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
|
|
60 |
60 horas |
4 |
Carga Horária por Semestre/Total |
150 |
135 |
75 |
90 |
450 horas |
30 |