Licenciatura em Pedagogia

Sobre o Curso

A criação do curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Videira, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento educacional do Meio-Oeste catarinense. A implantação do curso beneficia diretamente a população dos municípios da região, contribuindo com a formação pública, gratuita e de qualidade de profissionais da educação.

De acordo com dados de 2009 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 20% dos 65.798 professores de Educação Básica que lecionam nas escolas de Santa Catarina não possuem curso de licenciatura. Esses dados são ainda mais agravantes quando se trata da Educação Infantil. Dos 6.662 professores que já atuam em sala de aula, 34% não têm formação superior.

Neste contexto, o curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC-Videira tem como objetivo qualificar profissionais da educação, com sólido conhecimento científico, tecnológico, humanístico, ético e pedagógico. Com a formação universitária, esses profissionais têm acesso a reflexões teóricas e do campo de atuação pedagógica, planejamento e pesquisa, organização e gestão dos sistemas de ensino relacionados às esferas administrativa e pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento local e regional na perspectiva da construção da cidadania, sem perder a dimensão do universal.

Possibilidades de Atuação

O pedagogo atua na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio Profissionalizante, na gestão pedagógica, em unidades escolares da Educação Básica e Superior dos sistemas público e privado. Sua formação também o prepara para trabalhar no terceiro setor, nos movimentos sociais, nos espaços educativos não-formais, bem como no setor público administrativo, nas empresas, em assessorias pedagógicas, atividades técnico-administrativas, em equipes multidisciplinares e na Pesquisa.

Informações Gerais

Coordenador: Prof. Dr. Valdinei Marcolla

Forma de Ingresso: Sistema de Seleção Unificada (Sisu) / Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por meio de Transferências.

Local de Oferta: IFC-Câmpus Videira

Modalidade: Presencial

Grau: Licenciatura

Turno de aulas: noturno/diurno

Carga Horária Total: 3.410 horas

Estágio Supervisionado: 405 horas

Atividades curriculares complementares: 200 horas

Duração: mínimo de 08 semestres

Pré-requisito para ingresso: Ensino Médio Completo e demais informações previstas no Edital.