Projeto AppVentura Expande Horizontes: Alunas do IFC Conduzem Oficina de Desenvolvimento de Aplicativos em Arroio Trinta

Escrito por silvia.rigo. 3 de outubro de 2024, às 12:05

No dia 2 de outubro de 2024, as estudantes Yaskara Manenti e Izabelly Coser, sob a supervisão do professor Fabricio Bizotto, conduziram a segunda oficina de desenvolvimento de aplicativos móveis. A atividade ocorreu no laboratório de informática da Escola de Educação Básica Governador Bornhausen, em Arroio Trinta, com duração de duas horas. Cerca de 20 alunos do 9º ano do ensino fundamental participaram da oficina.

As alunas orientaram os participantes passo a passo na criação de um aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor, que foi originalmente desenvolvida pela Google e atualmente é mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). A plataforma, voltada para iniciantes, permite que se aprenda lógica de programação de maneira intuitiva por meio de blocos visuais.

A primeira oficina, realizada na Escola Estadual Santos Anjos, no município de Rio das Antas, serviu de inspiração para expandir o projeto. Naquela ocasião, os alunos demonstraram um forte interesse em aprender mais sobre programação e tecnologia. Mais detalhes sobre essa oficina podem ser conferidos na notícia publicada na época: Estudantes conduzem oficina de desenvolvimento de aplicativos móveis.

Ambas as oficinas fazem parte do projeto de extensão “AppVentura: Desenvolvimento de Aplicativos para Jovens”, que visa incentivar adolescentes de escolas públicas de Videira e região a explorar o mundo da programação. Além disso, o projeto busca despertar o interesse dos jovens em seguir carreiras na área de Ciências da Computação. As alunas também ressaltaram a importância da representatividade feminina na computação e os benefícios de uma carreira na área de tecnologia.

O projeto também foi apresentado na 13ª Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) do IFC Campus Videira, onde foram premiadas com o 1º lugar na categoria “Projeto de Extensão em Andamento”, um reconhecimento importante para os membros da equipe.

Agora, os colaboradores do projeto planejam expandir a iniciativa para outras escolas da cidade de Videira, com o objetivo de incentivar ainda mais estudantes a se aprofundarem no campo da tecnologia da informação, promovendo, em especial, a inclusão de mulheres na área.