Estudante do Campus Videira conquista medalha de bronze nacional na 19ª OBMEP
Escrito por juliana.motta. 17 de outubro de 2025, às 18:22O talento de jovens para a matemática tem se destacado cada vez mais em competições nacionais. Um dos exemplos é Davi Maccari, aluno do Campus Videira, que acaba de conquistar mais uma importante premiação: a medalha de bronze na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A conquista reafirma seu excelente desempenho acadêmico e sua dedicação constante aos estudos.
“Essa conquista representa para mim a resposta do comprometimento durante vários anos no ambiente acadêmico. E acredito que isso incentiva os alunos a continuarem persistindo na sua jornada de estudos”, destaca Davi.
O estudante conta que não realiza nenhum preparo específico para a OBMEP, apenas utiliza os conhecimentos que desenvolve em sala de aula e nos estudos diários. Ele comenta, porém, que tem o hábito de revisar os conteúdos no dia anterior às avaliações, uma estratégia que, segundo ele, está relacionada à forma como o sistema educacional brasileiro costuma avaliar os alunos.
“Estamos inseridos em um sistema de educação que, infelizmente, não avalia seus estudantes da maneira adequada, no meu ponto de vista. Na maioria das vezes você realiza provas que são respondidas com base em conteúdo decorado, não no que realmente foi absorvido pelo aluno — e sabemos que o mercado de trabalho não funciona assim. Não culpo os professores por isso, mas o próprio modelo educacional oferecido pelo governo. Assim, estudando no dia anterior, as coisas ficam mais ‘frescas’ na mente, me deixando mais preparado para as perguntas da avaliação”, reflete.
Além de se dedicar aos estudos em tempo integral no IFC, Davi também reserva tempo para seus hobbies preferidos: tocar música, treinar, praticar esportes, assistir séries e filmes, além de estar com amigos e familiares.
Davi já havia alcançado um resultado expressivo em 2023, quando conquistou a medalha de bronze nacional na 18ª edição da OBMEP. Essa premiação lhe garantiu uma vaga no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de estudos no valor de R$ 300, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em agosto deste ano, o estudante foi novamente reconhecido, recebendo a medalha de bronze estadual da 19ª OBMEP, em cerimônia realizada na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). No mês seguinte, foi anunciada a segunda medalha de bronze nacional, com cerimônia de entrega em Chapecó (SC). Como não pôde comparecer, Davi aguarda o recebimento oficial do certificado pelos Correios.
Além dos resultados expressivos na OBMEP, Davi também se destacou na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), conquistando medalha de ouro em 2022 e prata em 2021. Suas conquistas refletem o empenho pessoal e o incentivo institucional à formação científica e acadêmica dos estudantes. E ele não pretende parar por aí: enquanto o resultado da 19ª OBMEP ainda repercute, Davi já se prepara para a segunda fase da 20ª edição da olimpíada, que será realizada em 25 de outubro de 2025.
Histórico de conquistas de Davi Maccari
- 18ª OBMEP (2023): Medalha de bronze estadual e nacional
- 19ª OBMEP (2024): Medalha de bronze estadual e nacional
- ONC 2022: Medalha de ouro
- ONC 2021: Medalha de prata

Texto e foto: Juliana B. Motta Peretti / Cecom Videira