Curso de Agropecuária do IFC Videira implanta horta na Escola Municipal Fidélis Antônio Fantin

Escrito por rosana.oliveira. 28 de maio de 2015, às 11:35

O projeto “Educação Ambiental a Alunos da Escola de Educação Básica Municipal Fidélis Antônio Fantin de Videira -SC” foi concebido com a finalidade de auxiliar os professores do ensino fundamental a estimularem os alunos quanto a temas ambientais. A atividade de extensão, desenvolvida por servidores e por uma aluna estagiária voluntária do IFC Videira culminará com uma horta escolar, que possibilitará ao estudante selecionar o que plantar, aprender a plantar, planejar , regar, cuidar, colher e consumir as hortaliças.

Segundo a diretora da unidade escolar, Edna Teixeira “Este projeto conscientizará os alunos e proporcionará conhecimento sobre a alimentação saudável, estimulando-os a produzirem seu próprio alimento em pequenos espaços não utilizados. Com certeza contribuirá na construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza no ambiente escolar e em suas residências, desenvolvendo desta forma o amor à terra e o gosto pelo cultivo”.

Além das atividades com a horta, são realizadas palestras sobre a conservação do meio ambiente com o intuito de colaborar na condução de ações práticas que possibilitem essa conscientização. O trabalho é realizado através de ações conjuntas com os professores da escola fazendo dos alunos disseminadores de conhecimentos conservacionistas.

“Ensinamos fazer as mudas, plantamos, semeamos falamos sobre o tipo de adubação, irrigação e tudo que é necessário para a manutenção da horta. Acredito que essa ideia uniu o útil ao agradável, pois além de estarmos desenvolvendo uma atividade extracurricular interessante, propiciamos aos alunos hortaliças que complementarão a merenda escolar” relata o técnico em Agropecuária, Marcelo Diel.

A horta da Escola Fidélis Antônio Fantin fica localizada atrás do prédio, num espaço com mais de 50 metros quadrados onde antes havia algumas plantas impróprias para consumo e sem outra utilidade. O trabalho é desenvolvido todas as quartas- feiras no período matutino.

Equipe:

Professor Coordenador do projeto: Ricardo de Araújo