Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama é tema de palestra no IFC

Escrito por rosana.oliveira. 26 de outubro de 2015, às 15:08

Os alunos dos cursos subsequentes, do curso superior em Pedagogia e os servidores do IFC Videira receberam na última quinta-feira (28/10), representantes da Rede Videirense de Combate ao Câncer e do curso de Enfermagem da Unoesc Videira que abordaram em uma palestra o tema “Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama. A intervenção faz parte das atividades realizadas mundialmente por meio do movimento “Outubro Rosa”.

Na ocasião, as palestrantes divulgaram informações gerais sobre o câncer de mama, estimulando o público feminino a investigar constantemente suas mamas na busca de alterações suspeitas. Também informaram sobre os benefícios de realizar o exame de mamografia com regularidade, ressaltando que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

“Um fator de extrema importância é a desmistificação de crenças relacionadas ao câncer de mama. As mulheres precisam entender que, para o controle e a cura do câncer de mama, é necessário acompanhamento constante, e que o diagnóstico precoce oportuniza um tratamento com qualidade e no tempo adequado”, frisa a enfermeira do IFC, Grazieli Ferreira da Rosa.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

 

 

Texto e imagens: Cecom Videira