Maquetes representam os riscos de exposição ao amianto, sílica e benzeno

Escrito por rosana.oliveira. 23 de novembro de 2015, às 15:26

Alunos da 2ª fase do curso subsequente de Segurança do Trabalho demonstraram o conhecimento adquirido durante as aulas de Higiene do Trabalho II, ao realizarem uma bela mostra que representa os riscos diários a que estamos submetidos quando expostos a determinados materiais utilizados em construções civis, componentes eletrônicos, próteses e substâncias químicas.

Por meio de maquetes bem elaboradas, houve representação dos malefícios causados pelo amianto, produto utilizado em telhas, caixas d’água, pastilhas, lonas para freios e demais materiais. Por meio de vários estudos, foi comprovado que o amianto é uma fibra cancerígena e que o indivíduo que respira o pó de suas fibras sofre com inflamações dos alvéolos pulmonares, quadro que evolui para diversas doenças progressivas e sem cura. Além disso, há cânceres no trato gastrointestinal e de um tumor raro, agressivo e maligno que acomete os tecidos que revestem o tórax e o abdômen. Para agravar a situação, os sintomas dessas doenças podem levar até duas décadas para aparecerem e enquanto isso a doença vai evoluindo.

A exposição à sílica também causa inúmeros problemas. Utilizada comumente em eletroeletrônicos, tijolos, vidro, cimento, vernizes, próteses cirúrgicas e outros tantos usos, a sílica provoca várias enfermidades. Dentre as mais graves, estão a silicose e a fibrose, doenças pulmonares que são causadas pela inalação do pó e podem levar a óbito, pois endurecem os pulmões. Outros males como a rinite, bronquite e a pneumonia química, podem ocorrer com a inalação de sílica.

O alerta também foi feito com relação ao contato com produtos que contém benzeno em sua fórmula. O benzeno é bastante utilizado na composição de velas, combustíveis, tintas, medicamentos, plásticos, detergentes, refrigerantes, enfim, são inúmeras as utilizações que nos causam de uma simples dor de cabeça a uma hemorragia. Um tempo maior de exposição direta com o produto, pode causar várias doenças do sangue: leucopenia (redução dos glóbulos brancos), anemia (redução dos glóbulos vermelhos) e até leucemia (câncer de sangue). O cérebro e o fígado também podem ser atingidos.

Clique aqui e confira as fotos dos trabalhos e lembre-se:

Prevenção ainda é o melhor caminho para mantermos a nossa saúde!