Professor de inglês do IFC é selecionado para capacitação nos EUA

Escrito por maria.bomfim. 22 de janeiro de 2016, às 08:45

O professor Gunther Butzen, do Instituto Federal Catarinense campus Videira, foi um dos selecionados na chamada pública para programa de capacitação nos Estados Unidos SETEC-CAPES/NOVA.

Atuando como docente da Língua Inglesa há pouco mais de um ano na Rede Federal, o professor concorreu com professores de toda a rede na seleção que foi aberta em setembro de 2015. Segundo Gunther, “nesta aldeia global em que vivemos hoje, a internacionalização da educação é peça fundamental e está nos planos de qualquer instituição de ensino que procure altos padrões de qualidade. No Brasil, devido a uma série de fatores, o domínio da língua inglesa ainda é um problema. Este programa vem ao encontro a esta carência, uma vez que visa capacitar os professores de língua inglesa da Rede Federal para melhor diagnosticar necessidades e planejar as suas ações de ensino.”

A capacitação ocorrerá nas instituições consorciadas à Northern Virgínia Community College. Durante o período, o professor terá a oportunidade de fortalecer o domínio da língua inglesa, além de conhecer e compartilhar experiências do ensino de inglês.

O professor embarcou para os EUA, mais precisamente para o estado da Virgínia, no início de janeiro deste ano. Retornará ao Brasil após 8 semanas de curso. “Já fiz cursos de capacitação para a docência de Língua Inglesa semelhantes no exterior e posso dizer, sem dúvida, que eles fazem a diferença na história profissional de cada professor”, ressalta o docente.

A chamada é resultado de uma parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Northern Virgínia Community College(Nova), dos Estados Unidos. O Programa Setec-Capes/Nova selecionou, ao todo, 75 professores de todo o país.

IMG-20160117-WA0008

Texto: Cecom Videira

Imagem: Gunther Butzen