Ações de combate ao Aedes aegypti continuam no IFC Videira

Escrito por rosana.oliveira. 11 de março de 2016, às 09:45

A prevenção é a ação mais importante no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.O IFC Videira está engajado nesta campanha nacional e tem realizado ações de conscientização a fim de evitar a proliferação do temido inseto.

Diversas medidas já foram realizadas e a primeira delas foi a ação denominada “faxinaço”, onde os alunos fizeram uma vistoria geral no campus e constataram que a área está livre do mosquito.

Foi realizado também um ciclo de palestras educativas para os discentes com repasse e troca de informações que contribuíram significativamente para o entendimento da questão.

Outra ação muito importante foi a coleta de pneus velhos, onde o campus Videira participou como “ecoponto”. A campanha realizou-se em parceria com a Prefeitura Municipal, que fez a retirada dos pneus e posteriormente, o descarte de forma correta.

Dentre estas atividades, estudantes estiveram na região central de Videira abordando motoristas e pedestres e distribuindo panfletos educativos com dicas para evitar focos do mosquito transmissor.

Para a Diretora-geral do IFC Videira, professora Rosângela Aguiar Adam, “estas ações colaboram para a formação cidadã dos nossos alunos e eles serão multiplicadores em casa, o que facilitará a redução da proliferação do mosquito, bem como a quantidade de pessoas doentes. Para que este trabalho de conscientização seja válido, cada pessoa tem que fazer a sua parte, essa é uma luta coletiva. Agradeço aos componentes do Núcleo de Gestão Ambiental do campus bem como aos demais servidores envolvidos neste importante trabalho”.

As ações continuarão ao longo do ano e já estão previstas palestras em escolas estaduais do município, por meio da aplicação de um projeto de extensão sobre educação em saúde.

Texto: Cecom Videira

Imagem destacada: site combateaedes.saude.gov.br