O campus Videira do IFC tem mais um doutor entre os servidores docentes

Escrito por rosana.oliveira. 20 de abril de 2016, às 17:14

O professor Gabriel Schmitt defendeu recentemente sua tese de doutorado pelo programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Com o título “Redes Sociopolíticas nas Instituições Financeiras de Desenvolvimento: O BRDE e as Agências de Fomento da Região Sul (1995-2010)”, a tese fornece elementos para um exame acerca da composição e da participação, especialmente política e empresarial, dos cargos de comando do BRDE e das três agências de fomento oficiais do sul do Brasil: BADESUL DESENVOLVIMENTO AF/RS, BADESC AF/SC e FOMENTO PARANÁ. A obra apresenta um estudo das dinâmicas sociopolíticas próprias das realidades coletivas complexas em que se vive nos séculos XX e XXI.

Segundo Gabriel “este trabalho abre um leque importante de novas possibilidades de pesquisas e análises a serem realizadas acerca da presença e da ação de indivíduos que, a partir de suas influentes presenças no comando das instituições examinadas, impuseram procedimentos de financiamento e de concessão de crédito para empresas privadas e para o poder público. Permitiu inspirar a luta por mais inserção e emancipação de amplos setores da sociedade civil, que contam com presença diminuta nas dimensões decisórias do BRDE e das agências de fomento do sul do Brasil. Ao encontrarem espaços mais amplos para participar das estruturas de comando destas instituições, tais setores da sociedade civil poderiam atuar como procuradores ainda mais eficazes de suas necessidades e de seus interesses”.

Possuir doutorado não é requisito para ingresso em instituições federais, porém a qualificação docente abre portas a estes profissionais, estando contemplado no plano de carreira, uma retribuição por titulação. Além disso, há um reconhecimento pelo Ministério da Educação quando da realização da avaliação institucional.

O IFC Videira parabeniza o professor Gabriel pela valiosa conquista e se orgulha de ter mais um doutor em seu quadro de docentes.

 

Clique na foto para ampliar

Tese Gabriel

Gabriel é o primeiro da esquerda para a direita.

Fonte: Professor Gabriel Schmitt