Projeto de pesquisa de acadêmica gera capítulo de livro

Escrito por rosana.oliveira. 18 de maio de 2016, às 08:12

O projeto de pesquisa da acadêmica Quéren Saraiva Gomes, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Videira, intitulado “Uma Virtude Ético-Política do Dizer Verdadeiro? Uma Tensão Entre a Parrhesía Política e a Parrhesía Cínica em Michel Foucault”, foi recentemente apresentado durante o II Simpósio de Filosofia e Direito: Diversidade e Reconhecimento, promovido pela Universidade de Passo Fundo – RS.

Em co-autoria com o professor de filosofia do IFC Videira, Sérgio Fernando Maciel Corrêa, o projeto teve uma temática inédita no âmbito brasileiro e proporcionará aos autores a publicação do trabalho, como capítulo do livro Simpósio de Filosofia e Direito: diversidade e reconhecimento. Passo Fundo : Ed. Universidade de Passo Fundo, 2016 (ainda não lançado).

O estudo será realizado visando aprofundar a noção de parrhesía, definida pelo filósofo francês autodidata, Michel Foucault, como a capacidade que um indivíduo tem para falar livremente, de forma aberta e destemida. Estudioso da relação entre poder e conhecimento, Foucault influenciou de forma bastante abrangente o pensamento no meio acadêmico, e suas teorias continuam propiciando relevantes debates sobre a ética e a política .

Para o professor Sérgio, “a participação de acadêmicos em eventos dessa natureza é significativa em vários aspectos. O primeiro deles é a interdisciplinaridade. Na sessão de comunicações que a estudante Quéren Saraiva Gomes apresentou o seu trabalho, havia acadêmicos de psicologia, direito, mestrandos em educação, direito e doutorandos em filosofia e sociologia e a troca de experiência e o debate foi significativo. Outro aspecto importante é a troca de experiência institucional. No evento estavam presentes 25 diferentes instituições de ensino, entre elas o IFC Videira. Neste sentido, é relevante também para a Instituição que por meio de incentivo à Iniciação Científica promove uma formação sólida aos seus estudantes. O desafio, portanto, é animar que mais estudantes participem deste tipo de experiência e que a Instituição tenha fôlego para para fomentar a Pesquisa e a Extensão”.

A pesquisa se desenvolveu entre 2015/2 e 2016/1 por meio de um estudo imanente dos três últimos cursos ministrados por Foucault junto ao Collège de France: (L’herméneutique du sujet) de 1981- 1982; (Le gouvernement de soi et des autres) de 1982-1983; (Le courage de la vérité) de 1983-1984. Também foram determinantes para qualificar a produção científica, a produção de resumos críticos, o exercício da escrita científica e o debate nas reuniões com o orientador, Professor Sérgio Fernando M. Corrêa.

Texto: Cecom Videira

Fonte e imagem: Professor Sérgio Fernando M. Corrêa