Alunos do curso técnico em Segurança no Trabalho visitam a empresa Tirol

Escrito por rosana.oliveira. 8 de julho de 2016, às 14:20

Os alunos da 3ª fase, do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Segurança no Trabalho do IFC Videira, realizaram, no último dia 02 de julho, uma visita técnica a empresa Tirol, localizada na cidade de Treze Tílias – SC.

O objetivo da visita foi conhecer o processo de produção e a forma de gerenciamento das questões de segurança no trabalho, correlacionando com o plano de ensino do componente curricular Segurança no Trabalho IV, onde em sua ementa, está presente o tema “análise de condições de trabalho em empresas e indústrias”.

A empresa gentilmente atendeu a solicitação, apresentando o processo de produção, desde a recepção da matéria prima, ou seja, o leite, até a embalagem final dos diversos produtos, como leite UHT, iogurtes, doce de leite, leite em pó.

Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar na prática a aplicação de diversas Normas Regulamentadoras, NRs., além de diversos procedimentos e formas de gerenciamento a partir do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT da empresa, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e valorizando a qualidade do produto final.

“Foi possível visualizar que a empresa conta com diversos equipamentos de proteção coletiva para evitar a geração de maiores riscos no trabalho, bem como para garantir a qualidade, além de equipamentos de proteção individual, os EPIs, para segurança, como cintos para trabalho em altura no momento do recebimento do leite, por exemplo”, frisa a professora Fernanda Zanotti, professora do curso de Segurança no Trabalho e proponente desta visita. Fernanda complementa “as visitas técnicas são muito válidas para assimilar o aprendizado das teorias discutidas em sala de aula, possibilitando ao aluno, associar os conhecimentos adquiridos à situações práticas”.

Fonte: Professora Fernanda Zanotti

Imagem: Professora Fernanda Zanotti