Semana da Saúde, Segurança e Meio Ambiente, da BRF, terá participação do IFC

Escrito por rosana.oliveira. 14 de julho de 2016, às 14:23

O Instituto Federal Catarinense campus Videira participará da Semana da Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA, realizada pela BRF Brasil, nos dias 18, 19 e 20 de julho.

As atividades são voltadas aos funcionários da BRF e serão discutidos assuntos relativos à prevenção de acidentes e agravos à saúde do trabalhador. Acontecem na área de lazer do frigorífico, da unidade de Videira.

Na ocasião, o Técnico em Agropecuária do IFC , Marcelo Diel, representará a instituição, levando ao conhecimento do público, informações sobre seu projeto de Compostagem e noções do Sistema Caxambu, dois temas de extrema relevância quando se fala em meio ambiente e sustentabilidade.

A Compostagem é uma técnica que podemos utilizar em nossas casas, pois trata-se do acúmulo de determinados compostos orgânicos com o objetivo de produzir húmus, rico em nutrientes, que pode ser utilizado para adubação em jardins e hortas caseiras e até mesmo, em maiores atividades agrícolas. A realização da compostagem, além de produzir um fertilizante de forma natural e sem gastos, reduz consideravelmente o volume total de lixo produzido; diminui a emissão de agentes poluentes e promove a conscientização ambiental.

Já o Sistema Caxambu, é um método eficiente e de baixo custo, que filtra por meio de pedras específicas, a água das nascentes, retirando suas impurezas e consequentemente, melhorando sua qualidade. O método visa preservar e recuperar as nascentes de água, uma vez que água pura é vital e a possibilidade de sua escassez, num futuro próximo, remete à aplicação de medidas urgentes para que a humanidade possa continuar desfrutando deste bem indispensável.

Para demonstrar com maior clareza cada um dos processos, Marcelo apresentará uma maquete de ambas as técnicas.

Datas e horários do IFC na BRF

18/07/2016 – das 13h às 19h