#EspecialJIFC: Integração e dedicação foram os pontos fortes do JIFC

Escrito por rosana.oliveira. 20 de julho de 2016, às 08:59

Ao ouvir o nome do seu campus ser chamado pela cerimonialista Bárbarah Sorgetz, cada uma das 10 delegações (Araquari, Blumenau, Camboriú, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira) formadas por estudantes dos campi do Instituto Federal Catarinense (IFC) adentrou na quadra esportiva do Complexo Esportivo Bernardo Werner – Sesi/Blumenau, que foi palco dos primeiros Jogos Internos do IFC (JIFC) nos dias 14 e 15 de julho.

Com a bandeira do campus em mãos, os estudantes demonstravam no semblante a garra e o entusiasmo em fazer parte dessa edição histórica do evento, que visa à prática desportiva com o outro. O uníssono vocal aconteceu durante o Juramento do Atleta, conduzido pela estudante Amanda Marinelli. “Prometo que tomaremos parte nesta competição como competidores leais; respeitando e cumprindo todas as regras e regulamentos que a regem com verdadeiro espírito esportivo; consciente de que deveremos fazê-lo com o mais alto espírito de respeito para com os meus colegas, companheiros de equipe, para com a organização e dirigentes; para a glória do esporte e honra do nosso país”.

No discurso de abertura, o reitor substituto, Robert Lenoch, enfatizou que realizar os JIFC foi emocionante. “Esse é um momento especial. Na história da humanidade, os jogos celebram tempos de paz e de amizade, o mesmo sentido que estamos dando aos jogos do IFC”, disse.

Além da celebração e da união entre estudantes e servidores, os JIFC representam o amadurecimento da instituição. “Você, aluno e servidor, não faz parte de um campus, mas sim de todo o IFC. Acreditamos que valores como a socialização, a responsabilidade, a cooperação, o respeito, a liderança, a personalidade, a persistência e a vida saudável podem ser alcançados por meio da prática esportiva. Que os jogos internos do IFC promovam a união e a integração, pois a grande jogada é viver”, frisou Lenoch.

Para a pró-reitora de Ensino, Josefa Surek, o esporte colabora com a formação humana e integral. “O esporte é lazer, é manifestação de cultura, é desenvolvimento pessoal, é fomento da criatividade, é potencialização de habilidades esportivas. Desejo que cada participante leve consigo ricas experiências de integração e de crescimento pessoal”, ressaltou ela.

Os 416 estudantes, com idade entre 15 e 19 anos, tiveram a oportunidade de disputar as seguintes modalidades: atletismo (100m, 4x100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m, 5.000m; arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo; e salto em distância e em altura), basquete, futsal, handebol, voleibol, xadrez e tênis de mesa (individual e dupla).

Os primeiros colocados em cada uma das modalidades estão classificados para a Etapa Sul dos Jogos da Rede Federal (JIFSul), composta pelos IFs Catarinense, Santa Catarina, Paraná, Sul-Rio-Grandense, Rio Grande do Sul e Farroupilha, que acontece, entre agosto e setembro, no Sesi de Blumenau.

Todas as fotos podem ser conferidas e baixadas em https://goo.gl/ufFwQH e em https://goo.gl/Z5SA2P

Confira os primeiros colocados nos JIFC. Confira AQUI o boletim final

Erots Antia Mentiguran

1’06”29

800 metros

Sandro Roberto Carlos Jr.

2’49”15

1.500 metros