Núcleo de Estudos do Contestado participa de sessão na Câmara de Vereadores de Lebon Régis

Escrito por rosana.oliveira. 19 de agosto de 2016, às 18:34

O Núcleo de Estudos do Contestado – NEC,  do Instituto Federal Catarinense Campus Videira, participou no dia 10 de agosto, da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, no município de Lebon Régis.

Na ocasião, foi aprovada por unanimidade a Lei de Tombamento do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental daquele município. Esta Lei, tem por finalidade a garantia de preservação e recuperação do patrimônio material e imaterial do Contestado.

Na oportunidade,  o Professor Dr. Nilson César Fraga, geógrafo e pesquisador, salientou em sua fala na tribuna, a importância desta aprovação para toda a região do Contestado Catarinense.

Sobre o NEC

O Núcleo de Estudos do Contestado do IFC Videira foi criado em 2013, com o objetivo de colaborar na preservação das memórias da população que reside em áreas que foram palco da maior rebelião civil do país no século XX, a Guerra do Contestado (1912-1916).

O Núcleo é multidisciplinar e faz parte dos esforços para quebra de invisibilidade e valorização regional, por meio de suas ações de estudo e pesquisa.

Fonte e imagem: professora Márcia Schüler