Jogos internos intensificam participação do IFC durante os JIFSul 2016

Escrito por rosana.oliveira. 31 de agosto de 2016, às 09:26

A atmosfera vibra. Em todos os espaços há torcedores e atletas. As vozes se misturam com o som dos apitos no primeiro dia de competições dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF Sul). O evento envolve seis Institutos Federais (IFs) de 29 a 31 de agosto, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau (SC).

São aproximadamente 800 participantes que representam o Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e o Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul).

O IFC participa pela segunda vez dos JIFSul, sendo que este ano há um fato diferente. “Os atletas que estão disputando as partidas aqui foram selecionados por meio da primeira edição dos Jogos Internos do IFC (JIFC), que aconteceu em julho deste ano, também no Sesi de Blumenau”, explica Keller Mafioletti, presidente da Comissão dos JIFC.

Para a reitora do IFC, Sônia Fernandes, o esporte beneficia o aluno na sua formação humana. “Como na vida nós ganhamos e perdemos, no esporte temos a experiência do que é bom, ao vencer, e também do crescimento quando perdemos”, frisa Sônia.

Presente na solenidade de abertura dos JIFSul 2016, dia 29/08, Sônia deu as boas-vindas aos atletas e destacou a importância da integração gerada pelos jogos. “Recebemos todos de braços abertos. Sintam-se todos vencedores.”

O estudante do curso integrado em Eletroeletrônica do IFC, Nickollas Couto, já foi eleito o melhor jogador de handebol do estado catarinense durante os Jogos Escolares de SC (Jesc). “Hoje estou nos JIFSul 2016 competindo em um lugar com uma estrutura incrível, profissional, e interagindo com colegas dos próprio IFC e de IFs de outros estados”, relata.

No último dia de competição (31/08) acontecem as finais. Após a classificação dos JIFSul 2016, os estudantes seguem para os Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional). “O IFC foi representado na etapa nacional pelo aluno João Henrique Ziegler, do Campus Fraiburgo, na modalidade Tênis de Mesa”, lembra Keller. Veja a Notícia AQUI.

JIFSul 2016 em números

São exatos 801 participantes dos JIFSul 2016. Os anfitriões (IFSC) estão com uma delegação de 158 pessoas e o seu coirmão (IFC) trouxe 132. Único IF do Paraná, o IFPR tem 144 participantes. Do Rio Grande do Sul são três institutos federais: o IFRS está com 106 pessoas, o IFFar com 114 e o IFSul com 147.

Estão sendo disputadas 9 modalidades, são elas: Basquete (F e M), Futsal (F e M), Futebol (M), Handebol (F e M), Voleibol (F e M), Voleibol de Areia (F e M), Atletismo (F e M), Xadrez (F e M) e Tênis de mesa (F e M).

Os classificados nos JIFSul seguem para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional 2016).

*Texto e fotos: Nicole Trevisol/Especial JIFSul 2016.