Segunda edição do IFCultura evidencia talento dos estudantes de diversos campi do IFC

Escrito por rosana.oliveira. 18 de novembro de 2016, às 14:26

Simultaneamente à Micti, o Instituto Federal Catarinense (IFC) realizou, nesta quarta e quinta-feira em Videira, a segunda edição do IFCultura, evento que visa à integração das diversas expressões culturais e artísticas desenvolvidas pelos estudantes, de modo a contribuir com sua formação integral.

Oficinas culturais, apresentações musicais e de dança, peças teatrais e exposição de artes visuais foram algumas das modalidades contempladas na programação. Aluno do curso Técnico em Informática do IFC Campus Sombrio, Lucas Pereira Elias apresentou um desenho, incentivado pelo seu professor de português. “É meu primeiro ano no IFC, então, minha primeira participação no evento. Achei tudo muito legal. Gostei também porque teve muito debate sobre gênero e muitas críticas sociais, o que é sempre importante”, disse.

Vinícius Rutes Henning, aluno do curso Técnico Integrado em Controle Ambiental do Campus Camboriú, apresentou dois poemas: um de Oswaldo Montenegro e outro de sua própria autoria. “Foi uma oportunidade muito bacana. Vemos que mesmo dentro do nosso estado temos muita diversidade cultural. O incentivo à cultura é muito melhor e mais forte quando temos uma ação integrada com todos os campi”, destacou o estudante.

De acordo com Keller Mafioletti, presidente da comissão organizadora do evento, as expectativas foram superadas e o sentimento é de realização. “As apresentações do IFCultura não têm caráter competitivo, apenas de integração entre os nossos alunos. A ideia é de mostrar o que os estudantes fazem em seus campi – muitos tratam-se de projetos de extensão -, e outras atividades que os alunos fazem fora da instituição”, comenta Keller. “Este ano tivemos o dobro de inscrições. Estamos muito felizes com os resultados, com cada aluno representando seu talento e seu campus, além dos diversos servidores que auxiliaram na organização”, finaliza.

Texto: Wagner Lenhardt / Jornalista
Fotos: Raquel Rybandt / Publicitária